Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 27 de Abril de 2021, 15:41 - A | A

Terça-feira, 27 de Abril de 2021, 15h:41 - A | A

Investimento

Assomasul debate parcerias com lideranças indígenas

Iniciativa busca levar investimentos às terras indígenas em MS

Lethycia Anjos
Capital News

Edson Ribeiro/Assomasul

Assomasul debate parcerias com lideranças indígenas

Presidente Valdir Júnior ao lado da subsecretária Silvana Terena

Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Júnior, realizou na última segunda-feira (26), uma reunião com a Subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena do Estado, Silvana Dias de Souza de Albuquerque, conhecida como Silvana Terena. Na ocasião foram debatidas ações conjuntas com intuito de angariar recursos para investimento em terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

 

Silvana Terena destaca a importância do diálogo e da construção de parcerias com os povos indígenas. “A proposta do presidente da Assomasul, Valdir Júnior, de abrir um diálogo entre a Funai Regional de Campo Grande e as demais regionais em parceria com nossa  Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena,  é muito importante nesse momento, uma vez que nunca aconteceu uma conversa entre os prefeitos dos municípios que têm terras indígenas e a Funai, para discussão de assuntos relacionados à política pública social para nossas aldeias”, declarou via assessoria.

 

Na reunião ficou acordado que será solicitado o apoio da bancada federal com objetivo de levantar recursos para os 30 municípios onde existem reservas indígenas em Mato Grosso do Sul. “Esta iniciativa é importante, pois o presidente Valdir Júnior propõe, através deste diálogo, buscar uma conversa com os parlamentares federais com o objetivo de solicitarem emendas direcionada à Funai de Mato Grosso do Sul e assim colocar a Subsecretaria Estadual Indígena como uma ponte de diálogo entre estes poderes”, ressaltou Silvana.

 

Para a Subsecretária, a iniciativa em prol de recursos para os povos indígenas é um marco para Mato Grosso do Sul. “Eu acredito muito no potencial do diálogo entre as esferas federal, estadual e municipal. Eu fiquei muito satisfeita com a proposta do prefeito Valdir Júnior,  sabendo que no município dele, Nioaque, tem terras indígenas com quatro aldeias, e ele conhece  bem a realidade do nosso povo indígena e sabe de suas necessidades de políticas públicas. Realmente, fiquei muito feliz e satisfeita com o presidente Valdir Júnior. Foi o primeiro presidente, realmente, a  ter essa preocupação tão especial, não só para sua cidade, mas  um olhar para todos os municípios onde residem nossa população indígena. Isso sim é  inclusão institucional”, finalizou a subsecretária via assessoria.

 

A reunião contou com a presença do coordenador Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Campo Grande, Leopoldo José da Costa, do técnico do órgão, Tiago e do vereador Sérgio Terena, do município de Nioaque.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS