Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020, 12:37 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020, 12h:37 - A | A

Coronavírus

Atualizados países de risco para viajar

Previsão de novos casos para serem monitorados surgiram após mudança

Norton Soares
Capital News

Erasmo Salomão / ASCOM MS

Atualizados países de risco para viajar

Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, fazem parte das áreas para análise de casos suspeitos

Foi atualizada a definição de caso suspeito para o novo coronavírus pelo Ministério da Saúde englobando outros países, mudança ocorreu antes do Carnaval iniciar. Se enquadrando casos que apresentem  febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e estiveram recentemente no Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

O aumento de  nível de segurança ocorreu por causa da preocupação que esses países têm gerado em decorrência da grande quantidade de casos do novo coronavírus nos últimos dias.

Mesmo existindo alerta para brasileiros em trânsito para esses locais, ainda é possível fazer viagens.  “As pessoas estão isoladas na China, por isso recomendamos que viagens para lá só fossem realizadas se houvesse justificação plausível”, afirmou o  secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, ainda ressaltando que as recomendações podem ser atualizadas caso o cenário mude.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, a nova definição deve fazer novos casos suspeitos do novo coronavírus serem monitorados no Brasil, que estão com os sintomas e estiveram nestes países asiáticos. Atualmente apenas um caso suspeito é monitorado em terras brasileiras.

“Estamos atentos aos brasileiros que irão para esses locais. Este alerta vale para todos, tanto para quem vem quanto para quem vai. As medidas são necessárias e fundamentais e estamos reiterando essas medidas sistematicamente para evitar transmissão”, finalizou Gabbardo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS