Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 27 de Agosto de 2019, 14:58 - A | A

Terça-feira, 27 de Agosto de 2019, 14h:58 - A | A

Meio ambiente

Bolsonaro nomeia Richard Rasmussen embaixador do turismo do Brasil

Cota Zero tem apoio do biólogo Richard Rasmussen

Adriana Ximenes
Capital News

Bolsonaro nomeia  Richard Rasmussen embaixador do turismo do Brasil

Formado em Biologia e Economia, Richard Rasmussen ficou famoso no Brasil por apresentar programas de televisão

A legislação da Cota Zero em Mato Grosso do Sul tem apoio do biólogo Richard Rasmussen, recém nomeado embaixador do turismo do Brasil pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na ocasião a normativa estadual proíbe a captura e o transporte de peixes nativos nos rios a partir de 2020.

 

Rasmussen falou sobre sua relação com a pesca em Campo Grande, enquanto participava das atividades do Rally dos Sertões. “Vou a Miranda pescar desde que tinha 10 anos”, contou. Segundo o biólogo, a quantidade de peixes nos rios diminuiu ao longo das décadas e a aplicação da Cota Zero se tornou fundamental para a preservação das espécies. 

 

“Sou um defensor da Cota Zero, que ainda preserva o direito do pescador profissional e do ribeirinho, que tem seu direito de sobrevivência”, afirmou o embaixador. Para ele, além de auxiliar na conservação, a medida contribui para o turismo em MS e no Brasil.

 

Nomeado ao turismo do País, em agosto deste ano, Rasmussen destacou que vai trabalhar para mudar o “eixo vicioso de turismo brasileiro” e levar mais turistas para conhecer as florestas tropicais brasileiras, a biodiversidade do Pantanal e a costa do país.

 

Desde que foi anunciada pelo Governo do Estado, a Cota Zero vem recebendo apoio de diversos segmentos da sociedade civil. As associações de pesca esportiva do Pantanal (Apep) e de Três Lagoas (Apetl) já declararam apoio à medida. O canal Fish TV News, especializado em pesca esportiva na América Latina, também.

 

Em junho deste ano, o governador Reinaldo Azambuja também anunciou o apoio do cantor Zezé Di Camargo, da dupla com Luciano, a normativa sul-mato-grossense. Na época, o gestor revelou a realização de uma campanha pró Cota Zero com “um grande conjunto de pessoas que defendem a preservação ambiental como legado para o futuro”.

 

Tendência mundial para preservação de peixes de água doce, a cota zero para algumas modalidades de pesca já é realidade em diversos estados brasileiros. Entre eles Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. Outros modelos de proibição da pesca também são adotados em países como Argentina, Chile e Estados Unidos, além de nações da Europa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS