Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 29 de Outubro de 2019, 14:42 - A | A

Terça-feira, 29 de Outubro de 2019, 14h:42 - A | A

Respire Vida

Campo Grande dever aderir iniciativa global para preservação da qualidade do ar

Capital é considerada uma cidades mais arborizadas do país

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ PMCG

Capital é considerada uma cidades mais arborizadas do país

Representantes da OPAS estiveram apresentando projetos voltados a saúde

Campo Grande deve ser a primeira cidade do País a aderir ao projeto “Respire Vida”, iniciativa global que, além de sensibilizar o público e gestores em relação à poluição do ar como um grande risco para a saúde e para o meio ambiente,  visa definir medidas práticas para melhoria da qualidade do ar, que impactam diretamente na saúde coletiva. 

 

Nesta terça-feira (29) o prefeito Marquinhos Trad recebeu representantes da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), braço da Organização Panamericana de Saúde (OMS), para apresentação da campanha, Marquinhos reforçou que o Município está disposto a adotar medidas que venham a contribuir para a manutenção dos níveis adequados de qualidade do ar, considerando que ar poluído é dos principais riscos ambientais para a saúde e é um grave problema que precisa ser discutido em várias frentes.

 

“Certamente é uma preocupação que nós temos que ter e através de parcerias como esta nós iremos buscar soluções para garantir a qualidade de vida da população campo-grandense”, disse. Relatório publicado pela OMS em 2018 revelou que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído.

 

Campo Grande é considerada uma cidades mais arborizadas do país, reflexo da implementação de políticas públicas ambientais e medidas educacionais aplicadas em diversas áreas, além de desenvolvimento de ações estratégicas que se somam às intervenções urbanas e soluções de mobilidade que integram a sociedade ao meio ambiente, a exemplo dos mais de 130 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas implementados no município.

 

Segundo assessoria atualmente, o município desenvolve ações de fiscalização  de potenciais poluentes através da coordenadoria de Vigilância Ambiental, ligada a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADUR) deve começar ainda este ano  a qualidade do ar medindo a concentração de dióxido de carbono emitidos por veículos.

 

Durante o encontro, foi apresentada também pelas representantes da OPAS a iniciativa “Safer” que disponibiliza um pacote técnico com cinco estratégias de alto impacto para reduzir o uso nocivo do álcool e suas consequências sociais, econômicas e de saúde.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS