Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 13:08 - A | A

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 13h:08 - A | A

Internet

Cidade inteligente: Rede de fibra ótica tem a expansão em seis vezes

Os novos e mais modernos equipamentos de conectividade adquiridos ampliaram a eficiência e a estabilidade da rede via rádio

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Assessoria

Cidade inteligente: Rede de fibra ótica tem a expansão em seis vezes

A extensão da rede fibrada perfaz uma distância de aproximadamente 23.150 metros

Em dezembro de 2016, a Prefeitura de Campo Grande distribuía acesso aos sistemas e à internet através de uma rede híbrida, mesclando conexão via rádio, para os locais de difícil acesso, e cabos de fibra ótica.

 

Hoje a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), vem investindo em tecnologias de ponta para levar o acesso à internet para mais localidades e conseguir oferecer novos pontos de acesso gratuito ao cidadão.

 

A extensão da rede fibrada perfaz uma distância de aproximadamente 23.150 metros, ligando o datacenter municipal a alguns órgãos municipais. Já os pontos onde era oferecido o acesso gratuito à internet para a população estavam distribuídos em apenas três localidades.

 

Com os investimentos realizados nos últimos três anos, essa rede foi ampliada e passou a atender diversas localidades com o acesso através da fibra ótica. Os novos e mais modernos equipamentos de conectividade adquiridos ampliaram a eficiência e a estabilidade da rede via rádio. Hoje, a rede de fibra ótica teve sua malha ampliada para 156.250 metros, um incremento de mais de 500% em sua extensão.

 

As mudanças trazem resultados significativos na oferta de internet de alta velocidade, principalmente onde a demanda por consumo de dados é crescente: escolas, laboratórios, bibliotecas, telecentros, incubadoras e pontos de atendimento ao cidadão.

 

Segundo assessoria os investimentos levaram a descentralização dos atendimentos, possibilitando que a população de todas as regiões de Campo Grande possa ser atendida nas proximidades do seu local de trabalho ou de sua residência.

 

A melhoria na qualidade dos serviços prestados em todos os órgãos municipais já é reflexo desses investimentos, principalmente nos locais onde a oferta do serviço de internet era precária e limitada.

 

“Investir em tecnologia é investir no cidadão. Estas mudanças são significativas para alguém que é atendido em um posto de saúde, uma criança em fase de aprendizagem na escola ou para um família em um momento de lazer nas praças e parques de Campo Grande. É mais um compromisso do plano de governo que estamos cumprindo na nossa gestão”.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS