Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021, 08:05 - A | A

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021, 08h:05 - A | A

Covid-19 versus Carnaval

Com o Carnaval cancelado a folia é em casa

Festas, aglomerações e bailes de carnaval devem ser denunciados

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/PTL

Prefeitura revoga ponto facultativo do Carnaval e proíbe eventos públicos e privados

Carnaval

 

Carnaval, é uma festa tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma. Com a ascensão do cristianismo, as festas pagãs ganharam novos significados. Assim, o Carnaval tornou-se a oportunidade dos fiéis despedirem-se de se alimentarem de carne. Para a Igreja Católica, o Carnaval antecede a Quaresma, o período de quarenta dias antes da Páscoa, onde se recorda o momento no qual Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.

Divulgação

Fevereiro: Sesc Cultura retoma programação infantil

Sesc Cultura realiza programação online

 

Desde o início da sua comemoração, no Carnaval as pessoas podiam esconder ou trocar de identidade, unindo pessoas, deixando ruas coloridas, fantasias de todos os tipos e gostos, assim era o Carnaval até 2020. Agora a prioridade é cuidar da saúde e evitar a propagação do Covid-19.  “Nesse ano o meu carnaval vai ser maratonando a Netflix e torcer para dar aquela chuvinha para passar o dia todo na cama”, relata Dani Mendes.


Em 2021, a pandemia fez com que as festas fossem proibidas e os bloquinhos exterminados, a não ser que seja de forma online. Tanto que a Secretaria de Estado de Saúde, através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, publicou nota técnica com orientações para prevenção do covid-19 durante o feriado de carnaval em Mato Grosso do Sul. Não são recomendadas quaisquer festividades de carnaval (bailes, reuniões, blocos, cordões, brincadeiras, comemorações, festas em condomínios, clubes, na rua, em avenidas, festas particulares, clandestinas, etc) para evitar aglomerações.

Caso ainda saia para curtir, é orientado o uso obrigatório de máscara, manter o distanciamento de 1,50 metros entre as pessoas, realizar frequentemente a higienização das mãos com água e sabão/sabonete líquido e/ou álcool 70%, além de seguir todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias ao participar das festividades de carnaval, reuniões em bares, reuniões de amigos e familiares.

Nos estabelecimentos recomenda-se que não se realizem festividades para comemorar o carnaval, mas caso aconteça, os organizadores devem fornecer insumos e produtos para frequente higienização das mãos dos trabalhadores e clientes  e só permitir o acesso dos frequentadores mediante o uso da máscara, haja vista que esta é uma recomendação obrigatória.

Divulgação/Polícia Militar

Operação Carnaval 2021 visa evitar aglomerações

Ações encerram dia 17 de fevereiro


Polícia
Polícia Civil, Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) estarão envolvidos na Operação Carnaval 2021. Os policiais acreditam que com o cancelamento dos festejos de carnaval, os foliões devem aproveitar o feriado prolongado para viajar para cidades turísticas do interior do Estado, como Bonito, Rio Verde, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Costa Rica, por exemplo, havendo, portanto, aumento do fluxo de veículos nas estradas e risco de aglomerações urbanas, com consequente risco de contaminação pelo coronavírus.

 

Serviço
Informações sobre festas, aglomerações e bailes de carnaval devem ser imediatamente comunicadas a Polícia Militar por meio do número 190, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, a qualquer hora do dia ou da noite.

Nas estradas, os crimes de trânsito e acidentes devem ser comunicados a Polícia Militar Rodoviária através do telefone 198. Também com ligação gratuita, o serviço funciona 24 horas por dia.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS