Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 15 de Maio de 2021, 12:30 - A | A

Sábado, 15 de Maio de 2021, 12h:30 - A | A

Pré-venda

Com paralisia cerebral, campo-grandense tem história publicada em livro

João é figura conhecida em Campo Grande por rodar pela cidade com seu triciclo adaptado

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Com paralisia cerebral, campo-grandense tem história publicada

João Carlos

 

João Carlos Estevão de Andrade, 63 anos e sua trajetória de lutas para exercer sua liberdade tendo paralisia cerebral, agora são os personagens do livro “João da Moto” que conta sua trajetória em busca de sua independência e realização pessoal ganhou o apoio influencer digital ClarinhaMar.

João é figura bem conhecida em Campo Grande por rodar pela cidade com seu triciclo adaptado. Sua história é marcada pela quebra de padrões e estigmas envolvendo pessoas com deficiência, ganhou as páginas de um livro no formato de biografia pelas mãos da escritora e amiga Lenilde Ramos.

Divulgação

Com paralisia cerebral, campo-grandense tem história publicada

João Carlos e Lenilde


Carlos vive em Campo Grande desde os sete anos de idade, mas nasceu no Rio de Janeiro, de um parto que passou da hora. Essa ocorrência roubou o oxigênio necessário para que seu cérebro fizesse a necessária conexão entre o comando e a execução dos movimentos. De acordo com assessoria, entre os objetivos do livro, está o de desmistificar preconceitos em relação às pessoas com deficiência. E os dois fazem isso, por meio do impacto que sua condição teve nos pais e na família, na infância divertida e mais próxima possível do normal, onde um menino esperto e agitado procurava romper com as convenções impostas a ele. O livro passeia pelos questionamentos trazidos pela adolescência e por uma juventude marcada pelo despertar de uma capacidade intelectual instigadora, que passou a exigir dele uma força considerável de luta, de inconformismo e de busca pela realização pessoal.

Um ponto forte do livro é o despertar de João para sua condição física, a forma com que ele buscou se inserir na sociedade como um cidadão produtivo, a forma com que lutou para que outras pessoas com deficiência buscassem, na medida do possível, a própria autonomia e a sua própria independência, em diversos sentidos.

Esse processo começou de forma simples e divertida com a primeira bicicleta, que evoluiu para as mobiletes e depois para as motos adaptadas. Muita gente ainda se lembra do moço diferente que circulava pela cidade com seu triciclo, importante ferramenta da militância que o levou a atuar em uma expressiva folha de serviços e o aproximou da Associação Pestalozzi, local e nacional, onde ocupa uma cadeira no Conselho Científico da Federação.

Divulgação

Com paralisia cerebral, campo-grandense tem história publicada

Clarinha


Em colaboração ao projeto ClarinhaMar vai realizar, em conjunto com João, uma live para a pré-venda do livro neste sábado (15) às 17h.  Parte da renda arrecadada com a venda do livro será revertida para a Pestalozzi de Campo Grande. ClarinhaMar, famosa na internet por falar de deficiência de forma simples e positiva. Com mais de 170 mil seguidores, a jovem é escritora, palestrante e estudante de Letras na Universidade de Brasília. Tem paralisia cerebral mista e ano passado se tornou uma digital influencer de relevância nacional, o que intensificou o seu trabalho como palestrante.

Serviço
A data da pré-venda não foi escolhida ao acaso. No dia 15, a Associação Pestalozzi de Campo Grande comemora 42 anos de atuação. Como apoiador do trabalho da instituição, João Carlos vai doar parte da renda arrecadada na venda do livro para a associação.

Para acompanhar a live e garantir seu exemplar na pré-venda, basta acessar a página da Pestalozzi de Campo Grande no Instagram no sábado (15) às 17h. O link para compra será disponibilizado durante a transmissão. Os dez primeiros livros vendidos serão acompanhados de um brinde exclusivo da Lojinha.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS