Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 11:58 - A | A

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 11h:58 - A | A

Combate

Coronavírus: Campo Grande amplia leitos de UTI

Medida é para desafogar hospitais que recebem paciente de Covid-19

Elaine Silva
Capital News

PMC

Ministério da Saúde habilita 10 novos leitos de UTI na Santa Casa de Corumbá

Medida resulta em parceria entre o Estado e a Capital

Parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Campo Grande, resultou na disponibilização de 18 novos leitos de Unidade de Terapia Intensivo (UTI) adulto no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. O município passa a contar com 494 leitos contratualizados com hospitais público, filantrópicos para atendimento exclusivo de Covid-19, sendo 324 clinicos e 170 de UTI.

 

A medida foi adota por conta da pandemia que o Estado está passando e tem como intenção é  absorver a demanda de pacientes em estado grave e desafogar outros hospitais como a Santa Casa de Campo Grande e o Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), que atualmente é referência para atendimento de pacientes com coronavírus (Covid-19).

 

Para a estruturação dos leitos foram disponibilizados nove ventiladores mecânicos (respiradores) pelo município e nove pelo Governo do Estado. Conforme a assessoria o custeio de aproximadamente R$1,6 mil por leito será dividido entre os dois entes, até que seja feita a habilitação junto ao Ministério da Saúde.

 

Outros dois leitos já existentes estão sendo ativados pelo hospital, totalizando 20 leitos de UTI disponíveis para receber a demanda SUS. Essa pactuação faz parte da estratégia de ampliação de leitos  que está sendo feita pela Prefeitura de Campo Grande desde o início da pandemia. Está em fase de finalização a implementação de mais 10 leitos de UTI no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) que poderão ser utilizados também para atendimento de pacientes com outras patologias.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS