Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020, 18:12 - A | A

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020, 18h:12 - A | A

Exportação

Coronavírus não deve afetar agrocomércio com a China

Ministra se encontrou com o embaixador chinês Yang Wanming, na manhã desta terça

Norton Soares
Capital News

Guilherme Martimon/Mapa

Coronavírus não deve afetar agrocomercio com aChina

Ministra Tereza Cristina e embaixador da China

Em visita a China, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) se encontrou com o embaixador chinês Yang Wanming, na manhã desta terça-feira (4). O objetivo foi estreitar a parceria na área de produtos agrícolas com o país.

“Tratamos das nossas parcerias comerciais que devem continuar tranquilamente, sem nenhum sobressalto, porque o Brasil é um grande parceiro da China na área de produtos agrícolas”, afirmou a ministra no final da reunião.

Um dos destaques enfatizado pela ministra foi a abertura do mercado chinês para o melão brasileiro e a análise da exportação de uva brasileira para os chineses. Já iniciando o  trabalho de certificação sanitária da uva.

A respeito do coronavírus, Cristina afirmou que até o momento a situação está estável, entre os países. Reafirmando que a questão de saúde está sob a coordenação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O surto do novo vírus não deve causar restrições no intercâmbio comercial no setor agropecuário entre os dois países. As exportações feitas do Brasil para a China são, principalmente, de soja e carnes bovina, suína e de frango.

“Nós temos um procedimento de habilitação de frigoríficos que está andando no seu ritmo. Isso está em processo normal de encaminhamentos lá na China, nos ministérios e na aduana. Não mudou nada. O que pode ter atrapalhado a movimentação foi o feriado do ano novo chinês, que foi prolongado por causa do coronavírus”, pontuou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS