Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 09 de Agosto de 2022, 13:57 - A | A

Terça-feira, 09 de Agosto de 2022, 13h:57 - A | A

Workshop

Dependência emocional, nunca mais; I Workshop é ministrado na Capital

Da Assessoria
Vivianne Nunes

O relacionamento onde um não faz absolutamente nada sem o outro, uma filha que não consegue tomar as próprias decisões sem o apoio da mãe, um pai que não consegue deixar o filho viver a própria vida e o cerceia o tempo inteiro. Todos esses exemplos são situações clássicas de dependência emocional e, segundo a psicóloga Virna Leite, são mais comuns do que parecem.

Luan Saraiva/Divulgação

Dependência emocional, nunca mais; I Workshop é ministrado na Capital


“A necessidade de outra pessoa para sobreviver, o não saber como agir sozinho, não se sentir feliz nem motivado sem o outro, podem ser sinais importantes que precisam ser observados”, explica a profissional.

O assunto será tema do I Workshop Dependência emocional, nunca mais, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Instituto ViVa, em Campo Grande e será ministrado pela psicóloga que também é especialista em situações familiares e constelação familiar, a partir das 19h..

“O grande problema é que essa co-dependência causa desgastes no relacionamento e no convívio e é o indício de um sério transtorno que prejudica a saúde e as relações sociais”, explica.

De acordo com ela, essa dependência que, como foi dito no início, não existe somente no relacionamento entre casais, torna tudo muito difícil e de grande sofrimento, principalmente na hora de tomar decisões sozinho. “É como se não houvesse capacidade, é preciso auxílio de alguém que considera mais esperto ou que a pessoa julgue ser mais inteligente e confiável”, explicou.

É muito comum surgir entre casais, mas também há as exceções de quem depende de algum amigo, filhos, etc. Torna-se algo muito difícil e de grande sofrimento tomar decisões sozinho, é como se não houvesse capacidade e é preciso o auxílio de alguém que considere mais esperto ou que a pessoa julgue mais inteligente e confiável.

A profissional elenca alguns sinais claros de dependência emocional como o cuidado excessivo com o companheiro, filho, amigo ou parentes; quando sua felicidade se concentra mais em uma única pessoa; quando você não se sente capaz o suficiente para algo; quando o peso do que os outros pensam sobre você tem mais valor do que sua própria observação; ciúmes excessivo, entre outras situações.

Durante o evento, serão usadas ferramentas vivenciais para que as pessoas possam reconhecer o próprio valor, identificar as próprias necessidades; aprender sobre controle de si; se libertar dos sentimentos destrutivos;  aumentar o ciclo de amizades saudáveis;  e ter um crescimento pessoal para um relacionamento estável e feliz.

Serviço: O Instituto ViVa fica na Travessa Araguaia, 117, bairro São Francisco e as inscrições estão abertas com número limitado de participantes. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 99345-6556 ou (67) 98185-1107.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS