Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 15 de Novembro de 2021, 13:30 - A | A

Segunda-feira, 15 de Novembro de 2021, 13h:30 - A | A

Dourados

Duplicação da Coronel Ponciano deve reduzir acidentes de trânsito em 50%

Bombeiros registraram mais de 500 ocorrências na via nos últimos 10 anos

Silvio Ferreira
Capital News

Projeto-Divulgação-Secom

Duplicação da Coronel Ponciano deve reduzir acidentes de trânsito em 50%

Projeto de duplicação da avenida Coronel Ponciano, em Dourados.

Estimativa da diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran), Mariana Neto, responsável pela elaboração do projeto de duplicação da avenida Coronel Ponciano - uma das mais perigosas no trânsito de Dourados -, deve reduzir em 50% o número de acidentes na via que será duplicada pelo Governo do Estado nos próximos meses. 

 

Segundo levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros de Dourados, a Coronel Ponciano registrou mais de 500 acidentes nos últimos 10 anos, a maioria deles (352), colisões.

 

A via, uma das principais da segunda maior cidade do estado, tem grande fluxo de tráfego, dando acesso a BR 163, a BR 463, MS 156 (ligando ao Distrito Industrial), a MS 379, e a mais de 30 bairros populosos da cidade. Nas suas proximidades também estão serviços como UPA, Prefeitura de Dourados, Detran e Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e o futuro acesso ao Hospital Regional que em breve será entregue pelo Governo do Estado.

 

Segundo o tenente-coronel Humberto Jose Sepa de Matos Filho, comandante do Corpo de Bombeiros de Dourados, “a duplicação da avenida trará a fluidez e principalmente a segurança a todos aqueles que passarão pela avenida [...] Além disso, as eventuais ocorrências que poderão acontecer após a obra tendem a trazer mais danos materiais do que físicos ou riscos de mortes”.

 

Para o prefeito de Dourados, Alan Guedes, a duplicação vai garantir mais segurança no trânsito. “Que possamos não perder mais ninguém por acidentes de trânsito nessa localidade”, avalia.

 

Segundo o subsecretário estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando de Souza, destaca que “dezenas de famílias que moram em acampamentos nas proximidades da avenida, e que passam diariamente por ela principalmente de bicicleta ou a carroça para trabalhar ou para acessar algum serviço de educação, assistência social e saúde, por exemplo.” E acrescenta: “Com a duplicação a preocupação diminui em relação a atropelamentos, por exemplo, que tiram a vida de muitos pais de família indígena”.

 

O secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel destacou que “a Coronel Ponciano foi uma unanimidade [entre as reivindicações da população]” e acrescentou: “o programa que o governador Reinaldo Azambuja instituiu como uma das diretrizes de seu governo, pensando e entendendo que o Mato Grosso do Sul só cresce se os municípios crescerem junto”, reforçou o secretário.

 

Projeto-Divulgação-Secom

Duplicação da Coronel Ponciano deve reduzir acidentes de trânsito em 50%

Projeto de duplicação da avenida Coronel Ponciano, em Dourados.

O projeto foi um dos anunciados na última segunda-feira pelo governador Reinaldo Azambuja, que esteve em Dourados para autorizar a abertura do processo de licitação. “Fui parceiro do Murilo, da Délia e agora do prefeito Alan Guedes para todos os projetos que levem mais qualidade de vida para as pessoas”, concluiu.

A duplicação da via será da BR-163 até a rua Palmeiras, imediações do cemitério Municipal, trecho de aproximadamente 2,7 km. Da rua Palmeiras até a avenida Marcelino Pires, percurso de 1,5km, será feita revitalização, pois não há espaço para duas pistas. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS