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Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 15h:39
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Empresa de transporte é multada por desrespeito ao idoso

Reincidentes negam o benefício da passagem gratuita ou com desconto de 50%

Elaine Silva
Capital News

Erick Silva/Capital News

onibus de viagem

Empresas autuadas tem prazo para apresentar defesa ao Procon/MS

Às empresas Andorinha e Solimões apresentaram uma reincidência na negativa do benefício de passagem gratuita ou, pelo menos, com desconto de 50% aos idosos com 60 anos ou mais. Isso foi constatado em mais uma diligência feita por fiscais da Superintendência para Orientação e Defesa de Mato Grosso do Sul (Procon/MS) nesta segunda-feira (17).  De acordo com reclamação de usuários,  não têm previsão de disponibilizar a passagem nos próximos 30 dias, mesmo estando com a venda aberta.

 

Na diligência foi constatado que no  caso da Empresa de Transportes Andorinha, a verificação foi que, apesar da empresa dispor de linha ligando Campo Grande a Campinas (SP) uma vez por dia, durante toda a semana, em apenas uma das sete linhas é liberada a gratuidade e, ainda assim, apenas 50% e não tem perspectiva de liberação para os próximos 30 dias.

 

Em se tratando da Empresa Solimões de Transporte de Passageiros e Cargas a situação é ainda pior, uma vez que realiza 21 viagens durante a semana com destino a Curitiba (PR) e, em apenas três delas libera passagem grátis às pessoas que têm direito. Ainda assim, a disponibilidade de apenas 50 por cento de desconto só poderá ocorrer no dia 18 de agosto, de acordo com atendentes nos seus guichês. Os representantes da empresa alegam que a liberação só ocorre em linhas convencionais.

 

Conforme o Procon/MS, com esses procedimentos as empresas estão infringindo o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal em seu artigo 230, que tratam da liberação das passagens determinando que isto ocorra em todas as linhas, independentemente de serem convencionais ou não. Ambas empresas visitadas em atendimento a denúncias de consumidores foram autuadas recebendo prazo para defesa.

 

A empresa autuada tem prazo para apresentar defesa ao Procon/MS.

 

Serviço 

 

Estão disponíveis o telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site www.procon.ms.gov.br e, agora, um número (9 9158 0088) para WhatsApp, já liberado para contatos. O Procon/MS é vinculado a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

 

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