Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 13:08 - A | A

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 13h:08 - A | A

Ausência

Enem tem a 3ª maior taxa de ausências em Mato Grosso do Sul

Candidatos que não compareceram tem oportunidade de solicitar participação em nova data do Exame

Flavia Andrade
Capital News

Agência Brasil

Termina hoje prazo de inscrição do Encceja

Candidatos que não compareceram tem oportunidade de solicitar participação em nova data do Exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de extrema importância para o ingresso no Ensino Superior. A prova deste ano colocou Mato Grosso do Sul em 3º lugar em recordes de ausência, registrando 61% de faltas no segundo dia de prova.

 

No Estado, cerca de 82.638 candidatos estavam inscritos para participar do primeiro dia de provas, que avaliaram ciências humanas, linguagens e códigos e redação, ao todo, cerca de 35.328 compareceram, e aproximadamente 47.310 se ausentaram. Sendo considerado assim, pouco mais da metade 57,2%, dos candidatos que se inscreveram não realizaram o exame.

 

No segundo dia de prova, onde os candidatos responderiam questões relacionadas a ciências da natureza e matemática, foram 50.424 ausências, registrando taxa de 61%.

 

Ao todo, no Brasil, foram 55,3% dos inscritos que não compareceram ao segundo dia de provas, que aconteceu neste domingo (24). Esta é a maior taxa desde 2009, quando o Enem começou a servir de entrada para universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e contou com aumento expressivo da quantidade de participantes.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, nos primeiros anos tinha caráter não obrigatório e servia como forma de mensurar a qualidade do Ensino Médio brasileiro. Em 2004, tornou-se requisito para o ProUni (Programa Universidade para Todos).

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS