Na próxima semana, aqueles que ainda não conseguiram emitir o novo RG terão uma nova oportunidade. A ação ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, com atendimentos nos períodos da manhã e tarde. Serão disponibilizadas 90 vagas ao todo, com 15 senhas oferecidas pela manhã (das 8h às 10h) e 15 à tarde (das 13h às 15h), na sede da Sejuv, localizada no Jardim dos Estados.
Para participar, a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo WhatsApp, através do número (67) 99628-0299. As vagas são limitadas, portanto, é importante garantir o agendamento o quanto antes. A medida é uma oportunidade para aqueles que ainda não conseguiram fazer a emissão do novo documento, que tem sido muito procurado desde o início do ano.
Em 2024, mais de 288 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o "Novo RG", foram expedidas em Mato Grosso do Sul, um aumento de 70,14% em comparação com 2023. No entanto, um levantamento mostrou que quase 30% das pessoas que agendam o serviço de emissão não comparecem. De janeiro a outubro de 2023, cerca de 59 mil pessoas faltaram aos seus compromissos, prejudicando a disponibilidade de vagas para outras pessoas.
O Instituto de Identificação reforça a importância de comparecer aos agendamentos ou, caso não seja possível, cancelar a vaga para que outra pessoa possa ser atendida. O cancelamento pode ser feito diretamente no site onde o agendamento foi realizado, contribuindo para um fluxo mais eficiente de atendimento.
Para emitir o novo RG, é necessário realizar o agendamento pelo site oficial e comparecer no dia marcado com os documentos obrigatórios, como CPF e certidão de nascimento ou casamento. O novo documento, além de ser um importante meio de identificação, traz vantagens como o uso do CPF como número único, QR Code para verificação de autenticidade e um código internacional, tornando-o também válido como documento de viagem.