Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019, 09:49 - A | A

Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019, 09h:49 - A | A

Educação

Governo inicia capacitação profissional para jovens

A iniciativa também vai levar conhecimento e prática para o interior do Estado

Laryssa Maier
Capital News

Edemir Rodrigues/ Portal MS

Governo inicia capacitação profissional para jovens

O projeto iniciou com os jovens moradores do Bairro Nova Lima

Com a necessidade de inserção do jovem no mercado de trabalho, e proximidade das festas de final de ano, devido o aumenta no consumo, o comércio começa a se movimentar para contratação de profissionais temporário, pensando nisto a Subsecretaria da Juventude, em parceria com a Funtrab e o CIEE – Centro de Integração empresa/escola está realizando uma série de treinamentos para jovens dentro do programa intitulado “Capacita Juventude”.

 

O primeiro deles foi na área de vendas, destinado para jovens moradores do Bairro Nova Lima. Todas as 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas e mais 10 jovens estão na lista de espera para o próximo. De acordo com o subsecretário de políticas públicas para a juventude Ian Leal, que ministrou os quatro dias de aprendizado, os jovens estão sendo os mais impactados neste atual momento da economia, daí a necessidade de capacitá-los para enfrentar o mercado de trabalho.

 

Os alunos deste primeiro treinamento, realizado na Escola Lino Vilachá, aprenderam técnicas de marketing, noções de comportamento em entrevistas de emprego e apresentação pessoal. Segundo assessoria, dos 30 jovens que participaram do treinamento, 10 foram encaminhados à Funtrab e já tiveram a primeira entrevista de emprego, e a jovem Bruna Vassi acaba de conseguir trabalho numa pizzaria.

Edemir Rodrigues/ Portal MS

Governo inicia capacitação profissional para jovens

Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Ian Leal

 

A iniciativa da subsecretaria também vai levar conhecimento e prática para o interior do Estado. Nesta semana, a cidade de Bodoquena receberá o treinamento na área do turismo, mais especificamente em fotografia e edição de imagem. “Nossos treinamentos são direcionados de acordo com a demanda do município ou da associação do bairro”, explica Leal.

 

No bairro Pioneiros, por exemplo, a comunidade escolheu o tema “Orçamento doméstico”. As cidades de Santa Rita do Pardo e Paranaíba serão os próximos municípios que receberão treinamento em áreas que ainda serão definidas. “Nossa preocupação é garantir, por meio de políticas públicas, o acesso à direitos como educação, formação política, cultura, esporte, lazer, participação social, acesso à profissionalização, ao trabalho e à renda, garantindo amplo desenvolvimento do jovem como cidadão e sujeito de direitos”, destaca Ian Leal.

 

Parceiro no projeto de capacitação dos jovens, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

Edemir Rodrigues/ Portal MS

Governo inicia capacitação profissional para jovens

Secretário especial do governo, Carlos Alberto de Assis e o Subsecretário da Juventude, Ian Leal, com os alunos do Nova Lima

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS