Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 15:38 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 15h:38 - A | A

Discussão

Lei de abuso de autoridade pode travar trabalhos polícias

“Lei é muito generalista e acaba colocando a polícia numa vala comum”, afirma delegado

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Polícia Civil

Lei de abuso de autoridade pode travar trabalhos das polícias

Marcelo Vargas

“Quando você pega de maneira muito genérica, qualquer ação que possa ser interpretada como abuso de poder, isso coloca todo mundo numa vala comum e realmente vai dificultar o trabalho, principalmente da polícia investigativa”, enfatiza o Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, sobre o Projeto de Lei 7.596/2017, que define os crimes de abuso de autoridade, pode prejudicar o trabalho das polícias, foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, em 14 de agosto, e com prazo para veto presidencial até esta quinta-feira (5).

Para Vargas, conforme a assessoria, a lei é muito generalista e acaba colocando a polícia numa vala comum. Ao prever punições para policiais, promotores e juízes a lei, segundo o Delegado-Geral, acabou deixando de lado a democracia, já que antes da aprovação deveria ter sido discutida, entre os poderes e as polícias e com a população por meio de audiências públicas.

“A lógica da investigação, é que a gente investiga para prender e alguns órgãos, tem prendido para investigar, então acho que isso despertou o legislador a fazer essas mudanças de lei, mas que a gente não concorda com essas mudanças”, explica Marcelo Vargas.

O presidente Jair Bolsonaro,relato que pode derrubar até 20 dos 45 artigos da nova legislação, tem até esta quinta-feira para decidir  quais pontos da lei de abuso de autoridade irá vetar. Há intensa pressão por parte da população, que entende que a lei enfraquece o combate ao crime e a corrupção.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS