Divulgação/Águas Guariroba

Registros de pressão da Águas Guariroba reduzem perda de água por vazamentos
A Águas Guariroba começou, em fevereiro, a instalação de loggers de pressão em diversas regiões de Campo Grande com o objetivo de reduzir perdas e melhorar o registro de dados sobre a pressão da rede de água. O projeto visa otimizar o abastecimento de água, beneficiando tanto os consumidores quanto o meio ambiente.
Os loggers de pressão são dispositivos que monitoram, em tempo real, a pressão da água nas redes de distribuição, permitindo identificar vazamentos e áreas com baixa pressão. A Águas Guariroba está implantando mais de 50 desses equipamentos pela cidade para aprimorar o controle da rede de abastecimento.
De acordo com o gerente de Operações da empresa, Jose Henrique da Cruz Ferreira, os loggers armazenam dados a cada quinze minutos e enviam para o banco de dados. Com essas informações, um programa de inteligência artificial realiza o monitoramento constante, ajudando a otimizar o uso dos recursos e a identificar falhas na rede.
Além disso, o sistema contribui para a sustentabilidade, ao reduzir o consumo de energia e evitar desperdícios de água. Campo Grande também foi reconhecida no 8º Prêmio Casos de Sucesso, destacando-se pelo baixo índice de perda de água, que caiu de 56% em 2006 para 19,7% atualmente, refletindo os avanços tecnológicos na gestão do abastecimento.