A Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Fundtur (Fundação de Turismo de MS) faturou o terceiro lugar, no Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas que estão em mais avançada jornada de melhorias na agenda da sustentabilidade.
O concurso contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo, e tem como objetivo valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.
“Recebemos dezenas de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200 experiências, o que demonstra o grande interesse e potencial de iniciativas em todo o Brasil. Diante desse cenário, é fundamental que a Embratur adote uma abordagem centrada na sustentabilidade e nos princípios ESG como eixos estratégicos. Essa visão contribuirá para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e inclusivo, e fortalecerá o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e consolidando o país como referência em práticas sustentáveis”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Confira a lista de vencedores:
1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.
2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.
3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS).
3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
As cidades turísticas brasileiras foram avaliadas em categorias como Ambiental (E): Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos naturais. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.