O governo de Mato Grosso do Sul está empenhado em promover o uso do GNV (gás natural veicular) como uma fonte de energia limpa, por meio de uma política de incentivos. A política de incentivos ao uso do GNV no Estado visa impulsionar uma fonte de energia sustentável e amiga do meio ambiente.
Dentre as medidas adotadas, destacam-se a isenção do IPVA para veículos movidos a GNV, a redução da alíquota do ICMS de 17% para 12% e benefícios para aqueles que optarem pela conversão de seus veículos, como o "vale combustível" no valor de R$ 1 mil.
Além de beneficiar o meio ambiente, o uso do GNV traz vantagens significativas para os motoristas, como uma economia considerável de custos. Estudos indicam que o GNV emite cerca de 20% menos dióxido de carbono (CO2) em comparação com a gasolina e 15% menos em relação ao etanol. Além disso, comparado à gasolina e ao etanol, o GNV emite menos gases poluentes, o que contribui para a redução do efeito estufa e está alinhado ao compromisso do Estado em se tornar Carbono Neutro.
"O gás natural também se enquadra na política estadual de neutralização do carbono até 2030, que é uma das marcas da gestão estadual. Trata-se de uma energia limpa”, afirma Augusto Castro, coordenador de competitividade empresarial da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS, ressalta que o gás natural é reconhecido como uma fonte de energia limpa em comparação com outros combustíveis. Ele destaca os benefícios econômicos, ambientais e sociais do uso do GNV, como a redução de custos, a melhoria do relacionamento com a comunidade devido à diminuição das emissões de carbono e a maior segurança em caso de vazamentos.
A política de incentivos ao GNV adotada pelo Governo de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. "Essa política de incentivos ao GNV mostra como é possível conciliar desenvolvimento e meio ambiente. Queremos um Estado verde, próspero e inclusivo, beneficiando especialmente os motoristas de aplicativo." ressaltou o governador Eduardo Riedel sobre o pacote de incentivos.