Uma nova onda de calor começará no fim desta semana e deve atingir diversas regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul. As temperaturas podem superar os 40ºC em algumas áreas, com o fenômeno se estendendo até o dia 5 de março, segundo a Climatempo.
Este é o quinto episódio de onda de calor no país em 2025. Anteriormente, três delas afetaram exclusivamente o Sul, e uma atingiu o Sudeste e Centro-Oeste. Agora, a quinta onda de calor deve impactar parte do Centro-Sul, com Mato Grosso do Sul entre os estados mais atingidos.
De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, as regiões do Sul do Brasil serão as mais afetadas, com temperaturas de até 43ºC no Rio Grande do Sul. No Sudeste, São Paulo também deve registrar máximas de 34ºC, cinco graus acima da média. No entanto, Mato Grosso do Sul também pode ter dias muito quentes, com marcas elevadas.
Em algumas capitais, como Porto Alegre, São Paulo e Curitiba, a onda de calor pode estabelecer novos recordes de temperatura para o ano, especialmente durante os dias mais intensos dessa onda.