Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 07 de Dezembro de 2021, 17:39 - A | A

Terça-feira, 07 de Dezembro de 2021, 17h:39 - A | A

Covid-19

MS receberá novas doses da Janssen para aplicação da dose reforço

Cerca de 200 mil doses da vacina serão entregues ao Estado

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Aplicação da terceira dose é ampliada na Capital

Vacinação em Campo Grande

Mato Grosso do Sul deverá receber nos próximos dias 200.200 doses de vacinas da Janssen que serão utilizadas para aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as doses serão disponibilizadas para à população dos 13 municípios da região de fronteira, assim como pessoas com 18 anos ou mais, além de moradores de rua dos demais 66 municípios sul-mato-grossenses que receberam a dose única do imunizante.

 

Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende comunicou que 175.650 doses de vacinas da Janssen serão destinadas à região de fronteira; 1.150 para população de rua; e 22.400 para maiores de 18 anos.

 

Mato Grosso do Sul é um dos Estados de fronteira que serão prioridade no envio de novas doses da Janssen, devido ao estudo de vacinação em massa realizado nos meses de julho de agosto deste ano, que possibilitou a imunização da população de 13 municípios que fazem divisa com o Paraguai e a Bolívia. Conforme a SES, inicialmente, a proposta era de aplicar uma dose única do imunizante.

 

Rezende ressalta que a aplicação da dose de reforço é essencial para evitar a disseminação da nova variante da Covid-19. “Existe uma preocupação com o avanço da variante Ômicron, e por isso é preciso reforçar a vacinação das pessoas que moram em cidades próximas ou que fazem fronteira com outros países. Além disso, estudos científicos têm demonstrado que a aplicação de mais uma dose desta vacina garante aumento significativo da imunidade das pessoas”, explicou via assessoria.

 

Uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, aponta evidências científicas que identificaram um aumento nos níveis de anticorpos em até nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

 

Conforme o Governo do Estado, uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos identificou que a dose de reforço, aplicada com o intervalo mínimo de dois meses de intervalo, garante até 94% de proteção contra a Covid-19, enquanto a dose única da vacina, possui eficácia de 75%. 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS