Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 28 de Setembro de 2019, 07:29 - A | A

Sábado, 28 de Setembro de 2019, 07h:29 - A | A

Vida

Nesta manhã acontece a caminhada da Prevenção ao Suicídio

Marcha é dedicada à conscientização do combate a depressão

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Anália Franco

Inicia nesta manhã caminhada da Prevenção ao Suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha de consciencização sobre a prevenção ao suicídio

Neste sábado (28) acontece a 2ª Caminhada pela Prevenção ao Suicídio de Campo Grande, que tem com o tema, “Compartilhe sua Dor”.  A concentração será às 8h, na Praça Ary Coelho. 

 

O vereador Dr. Lívio (PSDB), é responsável pelo projeto que entrou em vigor na última terça-feira (24), a Lei n. 6.283, que institui “Marcha da Prevenção ao Suicídio”.

 

Lívio lembrou que no momento de dor, de sofrimento, de mais necessidade é quando damos valor a importância que temos e a importância que as pessoas têm na nossa vida. “Estamos deixamos passar alguns amigos, alguns familiares que estão sofrendo com esta situação e esta dor é muito maior que uma dor física especificamente e, às vezes, a gente perde a oportunidade de declarar, de abraçar, de demonstrar o afeto, de demonstrar o amor por parentes e amigos que estão ali próximos a nós”, relatou e revelou que já sofreu desta forma.

 

A marcha é dedicada à conscientização do combate ao suicídio, a ser comemorada no último sábado do mês de setembro. Serão realizadas anualmente, durante a data atividades e mobilizações com o objetivo de sensibilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedades civis organizadas, quanto à importância da vida. Poderão ser desenvolvidas atividades de modo integrado com os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, sociedades civis, entre outras. A marcha tem intuito educativo de conscientização e não gerará despesas ao município, sendo realizada por meio de parcerias e o dia que trata esta Lei passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande-MS.

 

Suicídio

 

Até o próximo ano, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade aponta que 300 milhões de pessoas sofrem da enfermidade que é causa de cerca de 800 mil suicídios por ano. É a segunda causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no mundo e aumentou em 24% o óbito desta faixa-etária em conseqüência da depressão no Brasil. No país, acontece um suicídio a cada 45 minutos.

 

Só em Campo Grande até março foram registradas 254 tentativas de suicídio de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que aponta casos envolvendo 91 adolescentes em 2018.  Até 2017, a Capital tinha uma média de 65 tentativas de suicídio por mês. Estes dados são do Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes e Promoção à Saúde (NPV).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS