Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021, 12:51 - A | A

Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021, 12h:51 - A | A

Capital

Prefeitura fará troca de tubo de aço em travessia no Córrego Segredo

Equipes da Sisep fizeram avaliação do tubo e constataram que suas paredes estão corroídas

Marina Romualdo
Capital News

Divulgação/CGNotícias

Prefeitura fará troca de tubo de aço em travessia no Córrego Segredo

Prefeitura fará troca de tubo de aço em travessia no Córrego Segredo

 

Campo Grande (MS) terá de substituir a travessia do Córrego Segredo prolongado na rua Veridiana – conjunto Estrela do Sul, que é feita com aço galvanizado por galerias celulares, as chamadas aduelas, estruturas de concreto armado que pesam cada uma 2,5 toneladas. 

 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, os engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos avaliaram que o tubo armco, instalado há mais 10 anos, está comprometido. Até que sejam encomendadas e adquiridas as galerias, a travessia de 18 metros ficará interditada. 

 

Nos próximos 6 dias os moradores de dois condomínios (Castilla 1 e 2 ) localizados logo mais acima terão como alternativa o acesso pela rua Joanesburgo, aumentando o trajeto em 2 Km .

 

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Público (Sisep), Rudi Fiorese, na última chuva, registrada domingo, a correnteza trouxe o tronco e os galhos de uma árvore que caiu das margens do Segredo. O material obstruiu em 70% a passagem de água, provocando o transbordamento do córrego. Parte do aterro foi levado e numa das cabeceiras o asfalto cedeu.

 

Equipes da Sisep fizeram uma avaliação do tubo e constataram que suas paredes estão corroídas, o que torna inviável seu reaproveitamento com segurança. “A travessia tem mais de 10 anos. Junto com a correnteza desce água servida de ligações clandestinas, que ao longo dos anos enferrujou o armco“, explica o secretário.

 

Além da implantação de uma nova travessia, Rudi explica que é necessário a construção de barragens a montante ( em direção às nascentes do Segredo), para reduzir a velocidade da correnteza e assim evitar o transbordamento do córrego neste trecho.

 

Remoção de árvores – Além da ação emergencial na Rua Veridiana,travessia do Córrego Segredo, as equipes trabalharam desde as primeiras horas da manhã, desta quarta-feira (13), na limpeza de boca de lobo, patrolamento de trechos críticos de ruas não pavimentadas e remoção de 18 árvores derrubadas pela tempestade.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS