Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 15:31 - A | A

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 15h:31 - A | A

Rechaçou

Presidente da Fiems se posiciona contra proposta da Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica propõe “taxar” o Sol

Laryssa Maier
Capital News

Assessoria/ Fiems

Presidente da Fiems se posiciona contra proposta da Aneel

Para ele, a proposta da Aneel impacta toda a cadeia de produção

Sérgio Longen, presidente da Fiems, rechaçou a  proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de alterar as regras e passar a cobrar pela energia solar que o consumidor gera. “Nesse sentido, mandei uma mensagem ao diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, me posicionando contra essa ação. Entendo que nós brasileiros precisamos nos mobilizar contra esse tipo de iniciativa que traz insegurança e prejuízos diretos para quem já realizou os investimentos e proíbe os investimentos futuros nessa linha de geração de energia limpa”.

 

Para Longen, a proposta da Aneel impacta toda a cadeia de produção, desde quem produz energia com os resíduos de suínos e frangos, algo comum no Paraná e Santa Catarina, passando pela eólica, muito utilizada nos Estados do Nordeste, até chegar à energia fotovoltaica, que abrange todos os Estados do Brasil. “No caso específico da energia solar, desde o ano passado, muitos empresários, pequenos, médios e grandes, fizeram investimentos pesados, buscando, inclusive, como forma de obter mais uma fonte de receita. Agora, com essa intenção da Aneel de alterar as regras de produção de energia limpa, passamos a enxergar os piores cenários possíveis, que é a possibilidade de cobrar impostos para tentar regular essa iniciativa, seria como taxar o Sol”, comparou.

 

O líder empresarial reforça que o Brasil já cobra uma das energias mais caras do mundo, tanto que, mês sim, outro não, os consumidores empresariais, rurais e residenciais têm de pagar as bandeiras tarifárias, que elevam o valor da conta de luz para inibir o consumo. “No caso específico das indústrias, vira e mexe temos de acionar geradores de energia movidos a diesel ou a gás natural para suprir a nossa demanda, pois não há energia suficiente no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). E, de forma repentina, a Aneel dá essa ‘apunhalada’ nas costas dos consumidores, que estão apostando nessa geração de energia limpa”, pontuou.

Deurico/Arquivo Capital News

Fiems, Sérgio Longen, indústria, Mês da Indústria

Presidente da FIEMS Sérgio Longen

Segundo assessoria, na avaliação de Sérgio Longen, essa proposta com certeza traz prejuízos para quem apostou nessa iniciativa, indo na contramão do que tanto pregou o atual Governo de garantir segurança jurídica aos novos investimentos. “Assim, de uma hora para outra, propõem uma medida que vai inibir os investimentos, que estão contribuindo para trazer a autossuficiência energética para o Brasil. Não quero acreditar que essa proposta da Aneel seja mais uma tentativa de o Governo Federal arrecadar mais impostos até porque a medida de regulação que eles pretendem fazer pelo prazo e formato provocará a total parada de investimentos na geração de energia limpa. Ou seja, quem, em sã consciência, vai investir na produção da sua própria energia com essa proposta da Agência Nacional?”, questionou.

 

Para o empresário, o tema tem de ser discutido politicamente dentro do Congresso Nacional, que tem a prerrogativa de tratar de questões que afetam toda a população. “Nós, empresários, não podemos aceitar isso calados e temos de deixar claro que esse não é o Brasil que queremos. Então, defendemos que esse assunto seja discutido dentro do Congresso Nacional, quando poderá ser exaustivamente debatido. A forma como a Aneel pretende alterar as regras da chamada geração distribuída de energia vai de encontro aos programas que o próprio Governo Federal criou recentemente. Essa medida prejudica em muito os investimentos da iniciativa privada no exato momento que o Brasil começa a ter uma retomada da economia”, lembrou.

 

Preocupado com isso, Sérgio Longen informa que já telefonou para o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) e também para os deputados federais Beto Pereira (PSDB/MS) e Dagoberto Nogueira (PDT/MS). “Vou fazer contato com todos os nossos parlamentares da bancada federal do nosso Estado. Telefonei ainda para os presidentes de federações da indústria e do comércio de vários Estados para que eles também façam o mesmo com as suas bases no Congresso Nacional”, informou, completando que trará a discussão ainda para a Assembleia Legislativa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS