O Procon-MS recebeu diversas denúncias de usuários de serviços bancários na Capital, a fiscalização ocorreu no período de 04 a 08 de fevereiro, com visitas as 20 unidades de crédito do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander Itaú/Unibanco e Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados -Sicredi União.
Ao todo, somente três agências ( Banco do Brasil – agência Cidade Morena; Bradesco – agência Calógeras e Sicredi- agência 14 de Julho) não apresentaram irregularidades. As 17 agências restantes, foram recorrentes as visualizações de problemas a exemplo de demora excessiva no atendimento que, no caso da Caixa Econômica da avenida Afonso pena foi de 1 hora e 27 minutos e no Bradesco das Moreninhas, de 1 hora e 10 minutos quando o permitido por lei deveria ser de apenas 15 minutos.
Todas as agência utilizam o papel termossensível para registro de operações por clientes, o que é proibido por lei, o descumprimento de prioridades para gestantes, mães com crianças ao colo, portadores de necessidades especiais, portadores de autismo e pessoas idosas. Somente para exemplificar. No caso do Bradesco a preferência no atendimento é para pessoas com senhas “prime” e “exclusive”, em detrimento daquelas que teriam direito por lei.
Outra irregularidade é a falta de registro nas senhas, de horário de término de atendimento nas mesas, além da inexistência de cartazes informando a existência do Código de Defesa do Consumidor e do disque denúncia, número 151 do Procon Estadual, o que dificulta ao consumidor quando da necessidade de apresentar denúncia ou reclamação a respeito dos serviços. Ressalta-se que os problemas foram encontrados nas 17 agências onde existem irregularidades.
Outro grande número de denúncias deu-se no caso da agência da Caixa Econômica da avenida Afonso Pena, com relação a limitação de entrega de senhas ferindo o direito do cliente ao atendimento bancário. As agências bancárias onde os fiscais do Procon Estadual estiveram durante a semana foram Banco do Brasil Coronel Antonino, Cidade Morena e Fraiburgo ( na Vila Cidade Morena); Caixa Econômica no Ypê Center da avenida Mascarenhas de Moraes, avenida Afonso Pena, Rodoviária e avenida Zahran; Bradesco da Calógeras, Coronel Antonino, Cachoeirinha, Moreninhas, Costa e Silva e Zahran; Santander da Zahran e Coronel Antonino; Itaú/Unibanco Coronel Antonino e Zahran e, ainda, Sicredi União da 14 de Julho e avenida Afonso Pena.
Para o superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão é “inadmissível que organizações que conseguem lucros exagerados com a administração do dinheiro dos clientes prestem serviços de qualidade inferior como o que vem acontecendo. Felizmente está havendo conscientização e as pessoas passaram a denunciar. Assim podemos agir em sua defesa”, afirma.