Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 01 de Maio de 2021, 16:54 - A | A

Sábado, 01 de Maio de 2021, 16h:54 - A | A

Educação

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica é implementado em MS

Iniciativa é promovida por meio da Fundect

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Pesquisa nacional quer ouvir jovens sobre efeitos da pandemia

Projeto é voltado a estudantes do ensino médio

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) lançou na última terça-feira (27), o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC/MS), que destinará cerca de 300 bolsas de iniciação científica para estudantes e professores do Ensino Médio de escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).

 

Conforme a Fundect serão ofertadas 250 bolsas no valor de 400 reais mensais para os alunos, e outras 50 bolsas de 800 reais mensais para os professores e coordenadores dos projetos aprovados. O projeto recebeu R$ 1,6 milhão em investimento. 

 

Presidente do Conselho Superior da Fundect, Ricardo Senna destacou que o programa visa o desenvolvimento do Estado por meio da iniciação científica e tecnológica. “Nós temos o nosso PPA do Governo do Estado, uma missão que nos foi dada pelo governador Reinaldo Azambuja, que é fazer da educação, da ciência e tecnologia e da inovação elementos fundamentais para o nosso processo de desenvolvimento, nesse Sentido a semagro e a Fundect estão se aliando e somando esse esforço no processo de transformação da educação da ciência e tecnologia e da inovação lançando esse programa”, explicou via assessoria. 

 

Para a secretária estadual de educação, Maria Cecília da Mota, a iniciativa promove a  valorização dos profissionais da educação. “É uma chance da escola pública e do professor ser valorizado, e o aluno também ser valorizado financeiramente por um trabalho que ele já faz", ressaltou via assessoria. 

 

O titular da Semagro, Jaime Verruck, destaca que o programa é essencial para o desenvolvimento da ciência no estado. “Existe um arcabouço por fora de produtos e pesquisas já desenvolvidas, é por isso que é muito fácil transformar isso em projeto para que possam novos professores se inscrever, então a ideia de remunerar esse alunos com R$ 400,00 de bolsa, remunerar os professores é um estímulo a pesquisa”, destacou Verruck via assessoria

 

Serviço:

Mais informações podem ser obtidas no site da fundação: www.fundect.ms.gov.br.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS