Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 02 de Setembro de 2021, 18:51 - A | A

Quinta-feira, 02 de Setembro de 2021, 18h:51 - A | A

Educação

Projeto de incentivo a leitura busca apoiadores na Capital

Cerca de 10 mil livros são distribuídos mensalmente a população de Campo Grande

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/CMCG

Projeto de incentivo a leitura busca de apoiadores na Capital

Projeto de doação de livros

Visando incentivar e democratizar o acesso aos livros, diferentes projetos de incentivo à leitura são promovidos em Campo Grande, como a Biblioteca nos Terminais de ônibus e a Gibicicleta, que disponibilizam diversos livros gratuitamente. Contudo para efetividade das ações é necessário que a população contribua por meio da doação de livros. Por isso, a campanha “Seja um Padrinho” busca fomentar a participação da população para a manutenção dos projetos.

 

Com mais de duas décadas de trabalhos voltados para educação e cultura, a Gibiteca Mais Cultura originou diversos projetos, como Biblioteca nos Terminais, Gibicicleta, Vanteca, Livros Carentes e Freguesia do Livro. De acordo com o Vereador e idealizador do projeto, Ronilço Guerreiro (Podemos) cerca de 10 mil livros são distribuídos mensalmente pelos projetos.

 

Segundo o vereador, para dar continuidade aos projeto são necessários diversos equipamentos, assim surgiu a campanha “Seja um padrinho”. “Para fazer esses projetos andar precisamos de padrinhos para nos ajudar com doação de computadores, ar condicionado e manutenção, sinalização, material de produção e de escritório, que são gastos do dia a dia e que não consigo manter sozinho”, explicou.

 

Ronilço Guerreiro ressalta que a iniciativa visa incentivar o hábito da leitura. “Livro parado não conta história, então nossa equipe segue abastecendo todos os terminais de ônibus da cidade semanalmente. São cerca de 2.500 livros por semana, entre terminais e os que eu esqueço todos os domingos no Mercadão Municipal. Sempre digo que não é que as pessoas não gostam de ler, sim os livros que não chegam até elas e esse é o meu desafio, aproximar os livros das pessoas”, disse via assessoria.

 

Como os projetos funcionam por meio da doação de livros, o apoio da população é fundamental. “Se você gostou de um livro, não guarde, compartilhe. Vamos fazer com que as pessoas possam viajar nos livros e só podemos manter nosso trabalho com ajuda, então se tiver livros em casa, deixe nos terminais, leve na Gibiteca ou nos chame que buscamos”, enfatizou Guerreiro.

 

De acordo com o vereador, outros projetos como a Freguesia do Livro e Agentes Comunitários de Leitura estão em andamento na Capital. “Cada vez precisamos de mais livros, pois nosso projeto principal é fazer de Campo Grande uma cidade de leitores. Esses dois novos projetos visam reforçar a democratização do livro e levar literatura para os bairros, feiras e toda doação será bem-vinda”, ressaltou.

 

Serviço:

Doações podem ser feitas à Sociedade Comunitária Gibiteca por meio da Chave PIX: CNPJ – 05.100.635.0001/84.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS