Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021, 15:41 - A | A

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021, 15h:41 - A | A

Comemoração

Sanesul completa 42 anos atendendo cercaa de 128 localidades

O principal desafio é universalizar o saneamento básico atendendo a todas as regiões do Estado

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Sanesul completa 42 anos atendendo cercaa de 128 localidades

O principal desafio é universalizar o saneamento básico atendendo a todas as regiões do Estado

Nesta terça-feira (26), a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul completa 42 anos, destacando-se no cenário nacional por cumprir sua Missão Institucional, garantindo para a população acesso ao saneamento básico e melhor qualidade de vida.

 

A Sanesul leva o saneamento básico com o abastecimento de água potável para cerca de 128 localidades do Estado, assim como a coleta e tratamento de esgoto. Buscando garantir a saúde da população e do meio ambiente, sempre respeitando os seus limites, promovendo a qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade como um todo.

 

Quando foi criada, a estatal iniciou suas operações atendendo 17 localidades, com um total de 52.200 ligações de água. Ao longo dos anos, universalizou o serviço e hoje opera em 128 localidades, sendo 68 municípios e 60 distritos.

 

A Sanesul produz (capta, trata e distribui), em média 10,5 bilhões de litros de água tratada/mês para cerca de 1.381.844 sul-mato-grossenses: 13 localidades são abastecidas pela captação superficial dos rios do Estado, as demais fazem a absorção subterrânea por 445 poços ativos, onde 90 captam os recursos do Aquífero Guarani.

 

Atualmente, a Companhia possui 159 reservatórios apoiados e 182 reservatórios elevados ativos no Estado.

 

A empresa tem como principal desafio aumentar progressivamente o índice de cobertura de esgotamento sanitário, buscando o cenário ideal da universalização desse serviço para toda a população sul-mato-grossense. Isso significa que todas as 128 localidades em operação pela empresa devem possuir rede de coleta disponível para os imóveis e uma estação de tratamento de esgoto funcionando dentro dos padrões exigidos pela legislação.

 

Para conseguir atender o desafio, a Sanesul mantém um cronograma rigoroso de obras de infraestrutura em rede de esgoto e de construção de ETEs, com recursos próprios e Federais, além de contar com a Parceria Público-Privada/PPP consolidada em 2020 e que vai acelerar o processo da universalização do esgotamento. A PPP possui uma meta de atingir 98% de cobertura em até 10 anos, por meio de obras e serviços de implantação, recuperação, manutenção e operação da infraestrutura de esgotamento.

 

Para o presidente da Sanesul, Walter Carneiro, “Agradecemos a todos os antigos e atuais funcionários, e ex-presidentes da empresa, que deram a sua contribuição para que a Sanesul fosse numa gigante do saneamento. A Companhia vive um momento especial, saindo na vanguarda com projetos e investimentos, e destacando-se no cenário nacional. Essa força e reconhecimento é o resultado de um trabalho bem feito durante esses 42 anos. Em nome da empresa, agradeço a todos que nos cumprimentaram nesta data, na certeza de que estaremos muito em breve comemorando a universalização do esgotamento sanitário, que agora recebe o reforço da Parceria Público-Privada/PPP, projeto do Governo do Estado e da Sanesul que irá universalizar os serviços de saneamento transformando Mato Grosso do Sul no primeiro a atingir tal meta” conclui.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS