Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Novembro de 2024



Saúde e Bem Estar Sábado, 23 de Novembro de 2024, 11:08 - A | A

Sábado, 23 de Novembro de 2024, 11h:08 - A | A

Atenção

Com estoque crítico, Hemosul abre as portas durante todo o dia neste sábado em Campo Grande

Segundo a instituição, os tipos sanguíneos "O positivo" e "O negativo" atingiram o nível crítico

Viviane Freitas
Capital News

Com estoques abaixo da média, especialmente para os tipos sanguíneos “O Positivo” e “O Negativo”, o Hemosul de Campo Grande (MS) estará aberto neste sábado (23) para receber doadores. A situação é preocupante, com o “O Positivo” em estado de emergência e o “O Negativo” em nível crítico, de acordo com informações da instituição.

A unidade está localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, no centro da cidade. O atendimento será realizado das 7h às 17h, facilitando o acesso de quem deseja contribuir. A doação de sangue é essencial para manter os estoques e salvar vidas, especialmente em momentos de baixa nos estoques.

Para doar, é necessário atender a alguns critérios básicos: apresentar um documento oficial com foto, estar saudável, descansado e alimentado, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 51 kg. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar com autorização e acompanhamento do responsável legal. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.

Por outro lado, pessoas que tiveram doenças como hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, câncer, sífilis ou HIV, além de quem faz uso de drogas injetáveis ilícitas ou compartilha seringas, não podem doar. Também há períodos de espera para quem realizou transfusões, tatuagens, procedimentos médicos ou teve algumas doenças recentes, como dengue e gripe.

Na segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, todas as unidades do Hemosul em Mato Grosso do Sul terão horários especiais de funcionamento. Essa data é uma oportunidade para reforçar a importância da doação de sangue e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras regulares.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS