Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Saúde e Bem Estar Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 15:55 - A | A

Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 15h:55 - A | A

Vacinação

Durante o final de semana mais de 3,6 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe em Campo Grande

Procura após a liberação para o público em geral praticamente triplicaram

Layane Costa
Capital News

No primeiro final de semana em Campo Grande, com a vacina contra a gripe liberada para o público em geral, mais de 3,6 mil pessoas foram vacinadas. Para atender a demanda na Capital, unidades de saúde e ações itinerantes em shoppings foram realizadas.

A liberação para o público em geral ocorreu por parte do município como resposta ao aumento de casos de síndromes respiratórias, incluindo a influenza, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

A procura diária pela vacina, praticamente triplicaram, nas unidades de saúde. Unidades que estavam vacinando uma média de 80 a 100 pessoas por dia, chegaram a receber cerca de 300 pessoas, como é o caso da UBS 26 de Agosto.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca que este aumento na demanda pode gerar uma espera maior nas unidades, mas, neste momento, é necessário compreensão da população para evitar transtornos. “As unidades possuem capacidade para atender a população e é necessário que haja a devida organização para tanto. É importante lembrar que o município possui doses disponíveis e já foi solicitado reforço para conseguir atender a população”, diz.

Até o momento, foram vacinadas 87.807 pessoas contra a gripe em Campo Grande. O município recebeu 225 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Desta forma, restam ainda aproximadamente 137 mil doses.

Dia D

No próximo sábado (11), a Capital terá um novo Dia D de vacinação contra a gripe. Serão 12 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade, incluindo unidades de saúde, shoppings e supermercados. A abertura está prevista para ser realizada às 8h na USF Jardim Marabá.

A secretária reitera a importância das pessoas buscarem as unidades para se vacinar, principalmente neste momento onde há uma maior circulação de vírus respiratórios, incluindo a Influenza.“É fundamental que as pessoas que pertencem aos públicos prioritários busquem as unidades para se vacinar. A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.

“A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias”, complementa.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra três tipos de cepas de vírus em combinação: a. A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; b. A/Thailand/8/2022 (H3N2); c. B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa (IN) no 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS