O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, de Campo Grande, se destacou, pela terceira vez, como a instituição pública mais elogiada no âmbito do Poder Executivo Federal. Em 2024, a Ouvidoria do hospital registrou 3.551 manifestações, das quais 2.141 foram elogios, representando 60,29% do total. Esses dados são provenientes do painel Resolveu?, da Controladoria Geral da União (CGU).
Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian obteve ótimos resultados no ranking nacional, alcançando o primeiro lugar em 2021, 2022 e 2024, e o segundo lugar em 2020 e 2023. A prática de solicitar elogios, iniciada em 2017, foi consolidada ao longo dos anos e tem se intensificado após a pandemia.
As ações de busca por elogios em 2024 ocorreram por meio de diferentes estratégias, como a aplicação da Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU), realizada de janeiro a novembro, e mutirões em áreas específicas do hospital, como o Ambulatório de Dermatologia e Cirurgias Eletivas. Esses esforços resultaram em um grande número de elogios.
Os principais canais para o registro de elogios foram as caixas de manifestação nas dependências do hospital, com 694 registros (32,41%), a Pesquisa de Satisfação do Usuário, com 658 elogios (30,73%), a plataforma Fala.BR, com 579 registros (27,04%), e os mutirões de Dermatologia e Cirurgias Eletivas, com 202 elogios (9,43%). O e-mail da Ouvidoria registrou oito elogios (0,37%).
A ouvidora Karulina Borges Tonioli destacou a importância da Ouvidoria como um canal de comunicação essencial entre os usuários e a Administração Pública. Ela ressaltou o orgulho da instituição em ser reconhecida nacionalmente e atribuiu os bons resultados ao trabalho proativo da equipe, que busca ativamente o feedback dos usuários, garantindo que mais elogios sejam formalizados.