Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024


Saúde e Bem Estar Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 07:52 - A | A

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 07h:52 - A | A

Outubro Rosa

Preservação da fertilidade é opção para mulheres diagnosticadas com câncer de mama

Durante o Outubro Rosa, as mulheres são incentivadas a cuidar de sua saúde

Vivianne Nunes
Capital News

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama continua sendo o mais comum entre mulheres no Brasil, com estimativa de 73.610 novos casos anuais entre 2023 e 2025. Muitas mulheres que recebem o diagnóstico ainda não são mães e desconhecem os impactos dos tratamentos na fertilidade. A especialista em Reprodução Humana da FertLiv, Suely Resende, alerta sobre os efeitos da quimioterapia e radioterapia, que podem comprometer a função ovariana e levar à infertilidade.

"Os tratamentos podem reduzir a quantidade e a qualidade dos óvulos, além de possivelmente causar menopausa precoce, prejudicando a capacidade de engravidar," explica Suely. No entanto, com a evolução das técnicas de reprodução assistida, a preservação da fertilidade tornou-se uma opção viável para quem deseja engravidar após o tratamento.

Divulgação

Mamografia é capaz de reduzir 25% a taxa de mortalidade do Câncer de Mama

Outubro Rosa, a prevenção cura.

Como Funciona a Preservação da Fertilidade?

A preservação da fertilidade envolve o congelamento de óvulos, que segue três etapas principais:

Estimulação Ovariana: A paciente recebe hormônios por cerca de 10 a 14 dias para estimular a produção de óvulos.

Coleta dos Óvulos: Em um procedimento minimamente invasivo, os óvulos são coletados sob anestesia.

Congelamento: Os óvulos são congelados e podem ser armazenados por vários anos.

Há também a opção de congelamento de embriões, onde os óvulos são fertilizados antes do congelamento, aumentando as chances de gravidez futura.

Yasmin Aparecida Dias Cardoso, 29 anos, diagnosticada com câncer de colo de útero, optou pelo congelamento de óvulos. "Mesmo sem o desejo de ser mãe neste momento, optei pelo procedimento e hoje me sinto mais segura, sabendo que no futuro a maternidade pode ser uma realidade", relata Yasmin.

A FertLiv oferece 100% de abatimento nos custos de laboratório para quem optar por doar parte dos óvulos congelados para outras mulheres. Para aquelas que preferem manter todos os óvulos, há descontos especiais. Informações e agendamentos de consulta, que podem ser presenciais ou on-line, estão disponíveis pelo telefone (67) 9 9988-1873.

Durante o Outubro Rosa, as mulheres são incentivadas a cuidar de sua saúde e considerar alternativas que possam garantir o sonho da maternidade no futuro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS