Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 29 de Setembro de 2020, 17:28 - A | A

Terça-feira, 29 de Setembro de 2020, 17h:28 - A | A

Beneficio

Sem limitação de distância, antecipação do INSS poderá ser solicitada

A retomada das perícias médicas presenciais começou há duas semanas,

Laryssa Maier
Capital News

Pedro França/Agência Senado

Foto da fachada do Edifício Sede do Instituto Nacional do Seguro Social - Previdência Social, INSS

Fachada do Edifício Sede do Instituto Nacional do Seguro Social - Previdência Social

Até 31 de outubro, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão pedir a antecipação do auxílio-doença em todas as localidades do país. Até agora, o procedimento estava disponível apenas para quem morava a mais de 70 quilômetros de uma agência com serviço de perícia médica.

 

A novidade consta de portaria conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União.

 

Em nota, o Ministério da Economia explicou que a alteração tem como objetivo atender melhor os segurados durante o período de retorno gradual do atendimento presencial nas agências do INSS. A retomada das perícias médicas presenciais começou há duas semanas, mas enfrenta resistência de parte dos médicos peritos, que não têm comparecido aos postos de trabalho sob o argumento de que as agências não oferecem segurança para evitar infecções pelo novo coronavírus.

 

De acordo com a Agência Brasil, em vigor desde o início da pandemia da covid-19, a antecipação do auxílio-doença permite que o segurado receba até um salário mínimo (R$ 1.045) sem ter o benefício aprovado. Posteriormente, o trabalhador será notificado pelo INSS para agendar uma perícia médica, que concederá definitivamente o auxílio e autorizará o pagamento da diferença devida, caso o beneficiário tenha direito a receber mais de um salário mínimo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS