Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 17:53 - A | A

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 17h:53 - A | A

Repercussão

Sinpetro esclarece normas de segurança em postos de combustível

Área de abastecimento de combustíveis é considerada como de Alto Risco

Elaine Silva
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de gasolina, posto de gasolina, bomba de gasolina

Termos da Norma Reguladora nº. 16

O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (Sinpetro) divulgou  as normas de segurança que devem ser seguidas nos locais (Postos de Combustíveis) conforme legislação vigente, após uma videp ser viralizado nas redes sociais.

 

Nos termos da Norma Reguladora nº. 16, expedida pelo Ministério do Trabalho, a área de abastecimento de combustíveis é considerada como de Alto Risco, portanto alguns procedimentos são extremamente necessários, como: “Em toda a área de operação (pista de abastecimento) abrangendo no mínimo um raio de 7,5 metros com centro no ponto de abastecimento (bico da bomba) e o círculo com raio de 7,5 metros com centro da bomba de abastecimento do veículo e  a faixa de 7,5 metros de largura para ambos os lados das bombas (bicos)”.

 

Portanto,conforme a assessoria, dentro desses limítrofes, todo o cuidado deve ser tomado, principalmente com os clientes. “Na verdade, em casos de abastecimento de GNV (Gás Natural Veicular), é obrigatório a saída de todos os ocupantes do veículo, que devem manter distância do local onde está sendo abastecido o veículo, que deve ficar desligado”, explica o gerente executivo do Sinpetro, Edson Lazaroto.  

 

Lembrando também que nenhum movimento ou ação que produza faísca deve ser realizado dentro desse perímetro, como: utilizar o celular, abrir ou fechar a porta do veículo, acionar o acendedor de cigarros, entre outros, já que podem ocasionar explosões, colocando em risco a vida e a integridade física de todos os frequentadores.  

 

Por tudo isso, empresários e toda a equipe de funcionários de postos de combustíveis são treinados e capacitados através de cursos como os de NR-20 (Segurança com Inflamáveis e Combustíveis), e CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), para evitar tais situações.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS