Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 10:53 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 10h:53 - A | A

Código QR

Sistema de informação visa trazer transparência na execução de obras públicas

Campo Grande está se tornando cada dia mais uma cidade inteligente e subdesenvolvida

Laryssa Maier
Especial para o Capital News

DAVID MAJELLA/ PMCG

Com ajuda da tecnologia cidadão poderá ter acesso remoto nas obras

Marquinhos reforça a importância dos órgãos disponibilizarem as informações para o contribuinte.

A tecnologia está sendo usada em favor da sociedade permitirá que os cidadãos de Campo Grande  tenham acesso direto às informações das obras executadas, por meio do Portal + Obras. A Capital está se tornando cada dia mais uma cidade inteligente e subdesenvolvida. 

 

O Projeto apresentado pelo prefeito Marquinhos Trad e o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Cardoso, em o intuito de oferecer para o cidadão acesso fácil e rápido a informações relativas às obras que estão sendo executadas, mostrando a evolução, as datas de início e prazo para conclusão,além de documentos que são de interesse público,o cidadão ainda poderá visualizar fotos do andamento físico da obra. Para o prefeito, a ferramenta nada mais é do que disponibilizar ao cidadão de Campo Grande os subsídios para que ele, de fato, possa acompanhar e fiscalizar as obras dentro da cidade.

 

Diretor da Agetec explica que todas as placas de obras a partir de agora terão um QR CODE, o que torna o acesso ao Portal pelo cidadão mais prático, sem a necessidade de pesquisa no navegador de internet ou digitar o endereço eletrônico. Também foi incorporada uma ferramenta de busca integrada que permite ao usuário encontrar uma obra por nome ou pelo objeto (descrição das atividades realizadas dentro da obra).

 

O portal poderá ser acessado a partir do dia 26 de agosto de 2019 através do link atribuído aos QR-CODES ou pelo endereço eletrônico obras.campogrande.ms.gov.br.

 

A ferramenta é o resultado de uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM) e Agetec.

 

DAVID MAJELLA/ PMCG

Com ajuda da tecnologia cidadão poderá ter acesso remoto nas obras

Luiz Afonso de Freitas Gonçalves

Segundo assessoria, o resultado dessa parceria está em consonância com a Lei da Transparência, o titular da CGM, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves disse que Campo Grande é a primeira capital a oferecer a ferramenta com essas especificações. “Não existe em nível de Brasil nenhum portal tão específico como o ‘+ Obras’. Isso é algo inédito e ainda será aprimorado de acordo com a necessidade. O que importa neste momento é que a população poderá acompanhar em tempo real o que está acontecendo em termos de obra na cidade. A ferramenta também vai contribuir para que Campo Grande permaneça com a nota máxima (10) na avaliação do CGU”.

 

Por ser uma ferramenta parametrizável e em constante evolução, novas informações poderão ser inseridas a qualquer momento pelo órgão gestor da informação.

 

Vereador João César Mattogrosso, em nome da Câmara Municipal, ressaltou a parceria da Casa de Leis com o Executivo, a fim de permitir à população maior controle às ações da administração pública. “A Câmara Municipal está conectada e segue na mesma linha de pensamento da atual gestão municipal, por manter esse empenho em oferecer à sociedade mais transparência. É uma satisfação participar deste momento onde Campo Grande está cada vez mais se destacando depois de um longo período turbulento”.

 

Serviço: O cidadão poderá participar através do ‘fale conosco’, enviando sugestões, dicas e informações que servirão para que o portal seja constantemente aperfeiçoado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS