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Trânsito Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 09:49 - A | A

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Logística

Mato Grosso do Sul estuda investir em rodovias de concreto para cargas pesadas

Técnica de pavimentação rígida traz durabilidade, resistência e segurança ao tráfego de cargas pesadas nas estradas

Odirley Deotti
Capital News

Chico Ribeiro/Portal MS

Mato Grosso do Sul estuda investir em rodovias de concreto para cargas pesadas

Técnica de pavimentação aumenta durabilidade e segurança da pista

O Governo do Estado está trazendo uma nova abordagem para a infraestrutura rodoviária, com a intenção de aplicar pavimento de concreto em estradas que enfrentam um tráfego intenso de veículos de carga. Esse método, que possui uma vida útil de até duas décadas e um baixo custo de manutenção, tem sido eficiente nas rodovias brasileiras há anos. Engenheiros destacam que o concreto supera o asfalto em termos de vantagens para as estradas e os motoristas. Não só garante vida útil prolongada, mas também oferece maior resistência às cargas pesadas, segurança contra derrapagens e melhor drenagem das águas pluviais.

Embora estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até Mato Grosso já estejam familiarizados com essa técnica, ela ainda é uma novidade para Mato Grosso do Sul. O secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), explicou que o governador Eduardo Riedel pretende trazer essa modernização para o Estado, especialmente em regiões com um grande fluxo de caminhões carregados.

Chico Ribeiro/Portal MS

Mato Grosso do Sul estuda investir em rodovias de concreto para cargas pesadas

Secretário de Infraestrutura Hélio Peluffo foi ao Paraná avaliar pista de concreto

Nesta terça-feira (8), acompanhado dos diretores da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Peluffo fez uma visita técnica à rodovia PRC-280, no Paraná. Essa estrada passou recentemente por restauração que incluiu o pavimento rígido de concreto, na seção entre Palmas (PR) e General Carneiro (PR), ligando o Sudoeste paranaense ao Porto de Paranaguá, uma via é essencial para a logística paranaense.

O diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul, Dalvim Romão Junior, explicou a técnica empregada nessa rodovia, conhecida como "whitetopping". Essa abordagem envolve a restauração do pavimento existente (asfalto), que serve como base para a instalação de uma camada rígida de concreto, proporcionando maior longevidade, resistência e capacidade de tráfego.

No momento, Mato Grosso do Sul não possui nenhuma rodovia com pavimento rígido de concreto, mas a expectativa é que essa inovação venha a ser implementada futuramente.

Chico Ribeiro/Portal MS

Mato Grosso do Sul estuda investir em rodovias de concreto para cargas pesadas

MS ainda não tem rodovias em concreto, o que deve mudar nos próximos anos

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