A partir desta terça-feira (5), a fiscalização do trânsito em Campo Grande será reforçada com a inclusão de quatro novos drones para monitoramento das ruas da Capital. Desde abril, o BPMTran (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) já utilizava um drone para vigilância aérea das vias, mas, devido ao sucesso da iniciativa, o número de equipamentos foi ampliado para cinco.
O uso dos drones já demonstrou impacto positivo, com a redução dos índices de acidentes de trânsito desde sua implementação. No primeiro dia de operação, o equipamento flagrou 187 motoristas cometendo infrações como furar sinal vermelho, não usar o cinto de segurança e mexer no celular enquanto dirigiam. Esses flagrantes reforçam o papel preventivo e corretivo da tecnologia no trânsito da cidade.
Além de monitorar infrações, os drones têm auxiliado em operações especiais, como a “Faixas Exclusivas”, realizada em julho, focada nas vias de uso exclusivo de ônibus. Nesta operação, os drones registraram 331 infrações no primeiro dia e 273 no segundo. Desde abril, as vias monitoradas estão devidamente sinalizadas para alertar os motoristas sobre o uso do monitoramento aéreo, e os equipamentos também são usados em situações de risco, como em manobras perigosas na Avenida Afonso Pena, onde até os policiais são expostos a perigos.