Visando reduzir em até 130 quilômetros a distância até o Porto de Paranaguá, está sendo debatida a construção de uma nova ponte, que vai ligar o Estado de Mato Grosso do Sul ao Paraná. Na última sexta-feira (21) o governador Eduardo Riedel reuniu-se com representantes da sociedade civil do Paraná para discutir o tema.
A ponte terá 2 quilômetros de extensão, contribuindo para reduzir os gastos e dar mais competitividade ao escoamento da produção local. A Itaipú contratou o projeto Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para definir o melhor traçado. A previsão é que o estudo fique pronto em agosto.
No lado sul-mato-grossense, Riedel confirmou que assim que ficar pronto o estudo, com a definição do traçado mais viável, vai viabilizar a pavimentação do trecho da MS-473, para acesso à estrutura da ponte.
"Esta obra é estratégica para Mato Grosso do Sul, do nosso lado vamos fazer nossa parte, não vejo mais como retornar. Vamos ser parceiros e trabalhar junto com o Paraná. Esforço de todos. Agora é o momento de esperar o estudo ficar pronto para saber qual é o melhor traçado. Depois junto com o Paraná vamos buscar recursos para construção da ponte", afirmou Riedel.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, explicou que todo projeto começa pela obra de pavimentação da PR-577 no Paraná, que vai se encontrar com a MS-473. "Do nosso lado vamos esperar a definição do estudo para saber o melhor traçado, em relação ao fator econômico, técnico e com menor impacto ambiental. Entre as opções estão Nova Andradina, Taquarussu e Batayporã. É uma economia de 130 km até Paranaguá. Projeto de mão dupla com o Paraná. Depois os dois estados vão buscar recursos junto a Itaipú para construir a ponte".