Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 13 de Março de 2020, 18:32 - A | A

Sexta-feira, 13 de Março de 2020, 18h:32 - A | A

Março Lilás

UBSs terão atendimento para combater o câncer de cólon do útero

Durante a campanha, as mulheres receberam atendimento especializado e orientações de prevenção

Flávio Veras
Capital News

Google Street View/Reprodução

Foto da fachada UBSF - Nova Bahia

UBSF - Nova Bahia

As unidades de saúde de Campo Grande, como UBSs UBSFs, terão atendimento especial às mulheres durante a campanha Março Lilás de combate ao câncer de cólon do útero. Nesses locais eles receberam atendimentos, farão exames e orientações de prevenção.

 

De acordo com a Prefeitura, na UBSF Nova Campo Grande, por exemplo, houve coleta de exames preventivos durante toda esta quinta-feira (12). Foram feitos também encaminhamentos para exames de mamografia para as mulheres com mais de 50 anos, palestras sobre prevenção ao câncer de colo de útero e como realizar o autoexame das mamas. 

 

Todas as unidades básicas da Capital realizam a coleta de exames preventivos, sendo assim, há acesso facilitado para quem possui maior dificuldade de se deslocar até o centro da cidade para realizar o exame. Outras unidades também terão dias específicos de ação em alusão ao Março Lilás. 

 

Câncer de cólon de útero 

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres, excluindo o melanoma, e a quarta maior causa de morte entre elas. Estima-se que, em todo o país, 16.590 mulheres sejam diagnosticadas com a doença em 2020. 

 

Uma das principais formas de prevenção desse câncer é a vacinação contra o Papilovírus Humano (HPV), que é feita em meninas dos 9 aos 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos de idade. Outra forma eficiente de precaver a doença é o uso de preservativos. 

 

O câncer de cólon de útero também pode ser provocado por relações sexuais com múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de anticoncepcionais. A doença, em seu início, é silenciosa e na maioria dos casos não apresenta sintomas, quando em estágio avançado pode provocar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS