Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 11:38 - A | A

Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 11h:38 - A | A

Inclusão

UEMS lança livro infantil “A Família Colorê”

Obra aborda a inclusão de forma lúdica

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

UEMS lança livro infantil “A Família Colorê”

Capa do livro “A Família Colorê”

Editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), divulgou nesta sexta-feira (2), o lançamento do livro infantil “A Família Colorê”, a obra narra a história de uma família colorida que é surpreendida com a chegada de um novo membro, uma menina azul. O texto é de autoria do professor efetivo das redes estaduais e municipais de Educação de Mato Grosso do Sul e técnico do laboratório de acessibilidade e inclusão da UEMS, Ronaldo Rodrigues Moises. As ilustrações foram feitas pela artista Carmelina Rodrigues da Silva Moisés.

 

De acordo com o autor, a história possui um apelo subjetivo ao autismo, que é remetido à cor azul atribuída a nova integrante da família. “A história é um pouco da minha história também, que tive uma filha que nasceu prematura, com alguns traços de autismo. O livro conta como é a chegada de um novo membro da família e ainda de cor diferente”, explicou Ronaldo Rodrigues via assessoria.

 

Ronaldo é de origem nordestina, por isso quis trazer sua regionalidade ao livro por meio de traços do Cordel, tradicionais poemas que narram histórias populares do povo nordestino, conforme o autor o objetivo foi manter a leitura leve e atrativa tanto para crianças quanto para adultos. “O texto traz elementos da minha identidade, minha origem nordestina, que lembra o cordel. Não é exatamente um cordel, mas fiz questão de homenagear minha identidade, de minha família e de meus alunos nordestinos”, destacou o escritor. 

 

O livro pode ser baixado em formato digital na página da Editora da UEMS. Segundo a assessoria, a intenção é que a obra ganhe um versão impressa, além de uma descrição e audiodescrição para ampliar o acesso a todos os públicos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS