Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019, 15:51 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019, 15h:51 - A | A

“Chá Acadêmico”

Academia Sul-Mato-Grossense de letras completa 48 anos

Em comemoração apresentará um evento com a programação especial

Laryssa Maier
Capital News

Álvaro Herculano/SECC

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL)

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL)

Nesta quarta-feira (30) a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras completa 48 anos de existência, a mais representativa entidade literocultural do Estado, para comemorar preparou uma programação especial para o evento que ocorrerá amanhã (31) na sua sede, situada na Rua 14 de Julho nº 4653 - Altos do São Francisco, Campo Grande.

 

Assim, o tradicional evento cultural “Chá Acadêmico” da ASL desta quinta 31, a partir das 19h30, que também lembrará o já saudoso acadêmico Abílio de Barros - falecido na última segunda-feira -, apresentará uma concisa palestra com o poeta e repentista Ruberval Cunha, que explanou sobre o tema: “Encontros para a poesia...” e, em interação com o público, ilustrará tudo com performances especiais do seu conhecido “Improviso Guaicuru”. 

 

Além da abertura artística especialmente elaborada, outra atração especial do evento será a participação de Roseléia Valadão, artista plástica, poeta e  professora, que pintará um quadro temático ao vivo (no palco da ASL) durante a programação. E, na parte final, haverá a inauguração da Sala “Prof. Arassuay Gomes de Castro” nas dependências da instituição. Autor de várias obras, o Professor Arassuay (1926 – 2005) foi membro e presidente da ASL.

 

A instalação oficial da Academia aconteceu no dia 13/10/1972, no saguão do Hotel Campo Grande, e o nome Academia Sul-Mato-Grossense de Letras veio no final de 1978, com o advento do novo Estado (Mato Grosso do Sul). Segundo assessoria aos moldes da ABL, a ASL possui 40 cadeiras vitalícias e mantém uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da autêntica arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual. A atual diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é assim constituída: Presidente – acad. Henrique Alberto de Medeiros Filho; Vice-presidente – acadª. Raquel Naveira; Secretário-geral – acad. Rubenio Marcelo; Secretário – acad. Samuel Medeiros; Tesoureira – acadª. Elizabeth Fonseca; e Segundo-tesoureiro – acad. Valmir Batista Corrêa.  Maiores detalhes, como a composição atual de suas cadeiras, notícias recentes, edições dos suplementos culturais, artigos etc, podem ser conferidos no site oficial da Academia.

Assessoria/Divulgação

Academia

Evento de comemoração acontece na quinta-feira (31)

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS