Quinta-feira, 20 de Março de 2008, 19h:15 -
A
|
A
Arte, Cultura e Turismo realiza seleção de atrações de música e dança de MS
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
A Fundação de Cultura e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizam o evento “Arte, Cultura e Turismo” nos dias 22 e 23 de março, na Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas, a partir das 18h. Serão dois dias de apresentações de música e dança, para selecionar, a júri popular, as atrações que vão representar Mato Grosso do Sul no Salão Nacional de Turismo 2008, em São Paulo.
“Estes shows, selecionados por edital, são uma oportunidade do público interferir diretamente na escolha de representantes do Estado na música e na dança, em uma oportunidade de valorizar as manifestações culturais de Mato Grosso do Sul divulgando-as nacionalmente”, disse Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
No sábado, das 18h às 18h40, apresenta-se o instrumentista Gabriel Sater, que trará em seu repertório ritmos que vão do chamamé ao choro, do tango a guarânias e polcas paraguaias. Ele será seguido por Toca Trio (18h45 às 19h25), grupo instrumental que explora ritmos populares e eruditos da música brasileira, passando pelo choro, samba, baião, maracatu, afoxé, entre outros. Depois, apresentam-se os Cururueiros de Corumbá, das 19h30h às 20h10. Entre eles, Seu Agripino, célebre cururueiro de Corumbá, que toca e fabrica artesanalmente sua viola de cocho desde criança. Nascido em Poconé (MT), em 1918, Seu Agripino apresenta músicas do cururu e do siriri, brincadeira, música e dança da cultura popular do Estado. Em seguida, das 20h15 às 20h55, Tostão e Guarany apresentam seu repertório de sucessos da música de raiz.
No domingo, das 18h às 18h40, sobe ao palco a Cia de Artes e Quarteto de Cordas da Uniderp, seguida da Catira do Tabuado (18h45 às 19h25). Depois, Rodrigo Teixeira & Mandioca Loca apresentarão, das 19h30 às 20h10, o Bailão Polca-Rock, show com repertório com forte influência dos ritmos fronteiriços como a polca paraguaia, o chamamé e a guarânia. Das 20h15 e 20h55, apresenta-se o duo campo-grandense Filho dos Livres, composto por Guga Borba (violão, viola e voz) e Guilherme Cruz (guitarras, viola, violão de 12 e voz). Por fim, das 21h às 21h40, a banda de rock Olho de Gato faz show conjunto com a dupla sertaneja Beth e Betinha.
“A integração entre Cultura e Turismo é de extrema importância, já que todo turista quer conhecer a cultura do lugar que visita, somando aos atrativos naturais as manifestações culturais da região e agregando valor ao turismo”, declarou Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo. (Da Assessoria)