Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Domingo, 11 de Julho de 2021, 08:53 - A | A

Domingo, 11 de Julho de 2021, 08h:53 - A | A

Novidade

Artista lança editorial de moda com foco indígena

Emilia Leal Nativa também buscou a sustentabilidade em suas obras

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Ali Gonçalves

Artista lança editorial de moda com foco indígena

Emilia Leal desenhando peça à mão

Emilia Leal Arte Nativa lança em julho o  editorial virtual Verão Eco-Fashion. “Esse editorial veio a calhar por dar a oportunidade de transformar o meu trabalho num comércio, já que antes eu vendia minhas peças em feiras e com a pandemia fiquei sem rumo. Agora, vou migrar para o virtual, terei como escoar minhas peças, profissionais vão me acompanhar e minha marca vai chegar a muitos lugares que antes nem sonhava”, avalia Emilia.

Divulgação/Ali Gonçalves

Artista lança editorial de moda com foco indígena

Emilia Leal


Editorial tem como proposta apresentar os biquínis eco-fashion da marca Emilia Leal Arte Nativa, que são produzidos a partir da sobra de resíduos industriais de couro tratado, o que mostra que a marca preza pela sustentabilidade, utilizando um material que iria para o lixo, impactando a natureza. Conforme a assessoria, os modelos possuem estampas exclusivas, inspiradas nas iconografias indígenas, pintadas à mão pela artista criadora da marca. A produção das peças é feita em parceria com pequenas artesãs de Campo Grande, que fazem o acabamento em crochê. Além disso, a estilista compra artesanatos dos indígenas sul-mato-grossenses para dar de brinde a compradores que adquirem mais de duas produções suas. “Fui pesquisando até encontrar as crocheteiras profissionais de Mato Grosso do Sul, que vendem seus produtos na Praça dos Imigrantes, no Centro da Capital. Com os indígenas, eu tenho contato desde a infância com a etnia Wajãpi, nasci em Macapá (AP) e tenho ascendência ribeirinha, fui beber nas fontes das minhas raízes. Também sou ativista da causa indígena e minhas pinturas são baseadas em sua iconografia, então mantenho essa parceria com eles para pagar e divulgar seus trabalhos”, pontua.

História
Emilia Leal se encontrou com a arte ainda na década de 1980 e há cerca de 7 anos converge seu trabalho com a moda. No dia 14 de julho, às 19h, ela lançará o editorial Verão Eco-Fashion, de sua marca Emilia Leal Arte Nativa, junto ao site www.emilialeal.com, onde venderá suas peças. O evento será online e pode ser acompanhado por meio do Instagram da marca (@emilialealartenativa). Além dela, estará presente a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS, Katienka Klain.

Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital Morena Cultura e Cidadania, promovido pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Serviço
O lançamento do editorial será no dia 14 de julho, pelo Instagram (@emilialealartenativa), às 19h. Para comprar os produtos da artista acesse o site www.emilialeal.com

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS