Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025


Cultura e Entretenimento Domingo, 09 de Fevereiro de 2025, 09:42 - A | A

Domingo, 09 de Fevereiro de 2025, 09h:42 - A | A

Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio recebe cinema itinerante

A cidade de Jaraguari recebe o projeto Olubayo que promove democratização do acesso ao cinema

Da Redação
Capital News

A cidade de Jaraguari é a segunda a receber o projeto que promove democratização do acesso ao cineme e protagonismo negro dentro da sétima arte.

Neste domingo (9), às 19h, a sétima arte chegará à Associação da Comunidade Negra Quilombola Rural Furnas do Dionísio, promovendo uma sessão gratuita de cinema. Idealizado pelo grupo TEZ (Trabalho Estudos Zumbi), o projeto busca levar a magia do cinema para comunidades quilombolas do Mato Grosso do Sul, proporcionando momentos de cultura, reflexão e reconexão com a ancestralidade.

O projeto "Olubayo – Cinema nas Comunidades Quilombolas" segue a todo vapor com suas exibições itinerantes. Após iniciar suas atividades neste mês fevereiro na cidade de Bonito, o município de Jaraguari será o próximo a receber essa iniciativa cultural.

Nesta edição, serão exibidos cinco curtas-metragens: “Fábula da Vó Ita”, de Joyce Prado; “Bonita”, de Mariana França; “Luzes Debaixo”, de Tero Queiroz; “Águas”, de Raylson Chaves; e “Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha”, de Daphyne Schiffer. Todas as obras são assinadas por cineastas negros e abordam temas como identidade, resistência e a valorização da cultura afro-brasileira.

Serviço: Idealizado pelo Coletivo Tez, o projeto Olubayo conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, do MinC - Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio da FCMS - Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Setesc, Governo do Estado. Acompanhe a iniciativa pelo Instagram (@olubayo_cinemanegro).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS