O governador André Puccinelli (PMDB) inaugurou nesta segunda-feira (10), às 8h30, na Praça Oshiro Takemori, em frente ao Mercado Municipal de Campo Grande, a escultura “Índia Terena” - que homenageia a cultura indígena em Mato Grosso do Sul.
“Esta praça já foi revitalizada e virou um marco da história Terena e agora terá mais ainda após essa estátua. Nós valorizamos e vamos tentar manter as tradições das etnias do Estado”, disse o governador.

"Nós valorizamos e vamos tentar manter as tradições das etnias do Estado" diz governador
Foto: Minamar Junior/Capital News
A obra foi produzida pelo artista plástico Anor Mendes e contou com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do Governo do Estado (R$ 30 mil). “Esse é um trabalho muito importante para mim, pois sou de Aquidauana e cresci envolvido com a cultura Terena”, destacou o artista.

O escultor da estátua, Anor Mendes, destaca sua proximidade com os terenas por ser de Aquidauana
Foto: Minamar Junior/Capital News
Anor se inspirou na boneca terena produzida pela artista plástica Indiana Marques, também sul-mato-grossense. Pra Indiana, a intenção era mostrar a força da mulher terena provedora de seus lares.

A artista Indiana Marques que produziu a boneca que inspirou a estátua
Foto: Minamar Junior/Capital News
“Eu morei em um bairro em que muitas índias andavam com bacias na cabeça vendendo seus produtos e quando uma delas entrou no meu ateliê eu decidi reproduzi-las em uma boneca que retratasse a força que elas tem com mulher, mãe e provedora de muitos lares”, disse Indiana, que também produz bonecas negras, paraguaias e brancas.
O presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros, parabenizou o artista e destacou que a FCMS aprovou este ano que 58 projetos, sendo que 52 já estão concluídos – como a Índia Terena – e seis estão em andamento.

Américo Calheiros enfatizou que a FCMS apoiou 58 projetos artísticos neste ano
Foto: Minamar Junior/Capital News
Enir Terena, a primeira mulher cacique da etnia Terena, enfatizou que a estátua valoriza as mulheres e os povos indígenas. “É muito difícil trabalhar na cidade. Essa estátua valoriza nosso esforço, com ajuda de nossos companheiros na venda e mostra a força do meu povo”, afirmou a cacique da Aldeia Urbana Marçal de Souza.

Enir Terena destacou que o trabalho na cidade é muito difícil e a estátua homageia este esforço
Foto: Minamar Junior/Capital News
A Praça Oshiro Takemori é tradicionalmente um ponto de comercialização de produtos indígenas e de difusão das culturas, principalmente da etnia terena. A estátua localizada na entrada da praça e tem três metros de altura.