Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019, 18:06 - A | A

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019, 18h:06 - A | A

Espetáculo

Espetáculo Crianceiras encantaram alunos de escolas estaduais

Se divertiram com os personagens das poesias de Manoel de Barros

Laryssa Maier
Capital News

Daniel Reino/ Portal MS

Espetáculo Crianceiras encantaram alunos de escolas estaduais

O Crianceiras já foi visto por mais de 500 mil pessoas

Nesta quarta-feira (23) Crianças da Rede Estadual de Ensino tiveram uma aula diferente. No Palácio Popular da Cultura, elas se encantaram e se divertiram com os personagens das poesias de Manoel de Barros, musicadas por Márcio de Camillo para o espetáculo Crianceiras.

 

Mara Caseiro presidente da Fundação de Cultura, a qual é parceira das apresentações desta temporada, prestigiou o espetáculo. “O Crianceiras proporciona que as crianças aprendam brincando, de forma lúdica, isso tem um poder de transformação muito grande para elas. Nosso papel é esse, preparar nossos jovens para conhecer nossa história e, quem sabe, desenvolver novos talentos artísticos. Nada melhor que trabalhar cultura e educação juntos”.

Daniel Reino/ Portal MS

Espetáculo Crianceiras encantaram alunos de escolas estaduais

Mara Caseiro, prestigiou o espetáculo

 

Os pequeninos foram preparados para apreciar melhor o espetáculo e conhecer mais sobre a cultura sul-mato-grossense por meio das histórias contadas pelo poeta. Durante todo o mês de setembro eles tiveram oficinas realizadas nas escolas estaduais, em que aprenderam a cantar algumas músicas, fizeram coreografias e trabalhos de artes visuais. A professora do Centro de Educação Infantil CEI Zé Du, Elisa Helena Soares, trouxe seus alunos do Pré 2, de cinco e seis anos, usando chapéus com passarinhos confeccionados por eles mesmos nas aulas.

 

“Nós desenvolvemos um projeto de música na escola em que as crianças menores aprendem sobre ritmo, percepção musical e cantigas de roda, e os alunos maiores aprendem sobre compositores e estilos musicais. Na oficina em setembro estudamos Márcio de Camillo e as poesias de Manoel de Barros. Os alunos têm curiosidade de saber quem é este artista, porque musicalizou as poesias do nosso poeta. Uma coisa é falarmos nas aulas sobre o cantor, outra coisa é vê-lo num show ao vivo”.

 

O músico Márcio de Camillo era todo simpatia, conversando com os pequenos, tirando selfies e dando autógrafos aos pequenos fãs. “O crianceiras é um facilitador da apreensão da poesia de Manoel de Barros pelas crianças, ao unir palavras com melodias. Sempre pensei em colocar este espetáculo dentro das escolas, com a participação das crianças. Acredito que a gente só vai sair do lugar se a gente investir em arte e educação”.

 

O Crianceiras já foi visto por mais de 500 mil pessoas. Todas estas crianças têm acesso a este lindo show de graça, por meio de parcerias entre o poder público, Fundação de Cultura e realizadores. Segundo assessoria é o poder público cumprindo seu papel de incentivador das artes e da educação.

 

Álbum de fotos

Daniel Reino/ Portal MS

O Crianceiras já foi visto por mais de 500 mil pessoas

Daniel Reino/ Portal MS

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS