Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 24 de Abril de 2021, 15:30 - A | A

Sábado, 24 de Abril de 2021, 15h:30 - A | A

Arte

Exposição artística retrata a vida dos jovens xavantes

Pinturas reproduzem fotos históricas do povo indígena

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Assessoria

Exposição artística retrata a vida dos jovens xavantes

Exposição segue até o próximo mês

Shopping Bosque dos Ipês recebe entre os meses de abril e maio, a exposição gratuita, Iniciação Xavante Danhono. Por meio da pintura, o artista plástico Élios Longo de Oliveira busca homenagear os jovens Xavantes, a exposição retrata a natureza e a vida simples do povo indígena.  

 

O artista se inspirou nas fotografias do livro Danhono, que apresenta cliques históricos do missionário salesiano leigo Cosma Salvatore e texto do Padre Bartolomeu Giaccaria, também missionário salesiano, que dedicaram a vida em prol da sobrevivência física e cultural do povo Xavante. Conforme a assessoria, as obras integram o acervo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

 

Nascido no interior de São Paulo, Élios Longo de Oliveira, conhecido por Lelo, reside em Mato Grosso do Sul há mais de trinta anos. O artista plástico busca retratar em suas obras a paixão pelos elementos regionais como o Pantanal e  suas belezas. Oliveira recebeu prêmios em alguns salões nacionais e internacionais e possui acervos em diferentes países da Europa como no Museu de Becchi e de Génova, na Universidade de Turim e no Vaticano, na Universidade de Évora (Portugal), no Mar Del Plata na Argentina e na sede do Governo de Okinawa, no Japão.

 

Serviço:

A Exposição Artística Iniciação Xavante Danhono, será realizada no primeiro piso do Shopping Bosque dos Ipês, localizado na avenida Cônsul Assaf Trad, 4796.

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS