Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009, 12:08 - A | A

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009, 12h:08 - A | A

FCMS leva oficina de Educação Patrimonial para Indubrasil

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), promove a oficina de educação patrimonial do projeto “Educar para proteger - Na rota do Trem do Pantanal”, nesta sexta-feira (18), a partir das 13h30, no Ceinf – Indubrasil (Centro de Educação Infantil).

A proposta da oficina, promovida pela gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, é trabalhar a educação patrimonial com escolas, com as crianças da educação infantil ao ensino médio, e o Trem do Pantanal será o mecanismo de desenvolvimento local para formar multiplicadores, por intermédio de propostas educativas, que tenham o patrimônio como foco de trabalho.

Além dos fundamentos teóricos da educação patrimonial, os alunos vivenciarão aulas práticas com os professores, facilitando a inserção no processo ensino-aprendizagem, a conscientização do valor do patrimônio histórico-cultural, e de uma nova atitude frente aos valores simbólicos de Mato Grosso do Sul. O foco é a história da ferrovia, o Trem do Pantanal até o ano de 1996, e o seu retorno nesta vertente turístico-cultural.

Integram o projeto cinco municípios e cinco distritos, entre eles Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti, Indubrasil, Piraputanga, Taunay, Camisão e Palmeiras. O público participante são alunos de 17 escolas da Rede Oficial de Ensino.

Para divulgar as ações implementadas pela comunidade escolar para a preservação do patrimônio histórico-cultural, a diretora Eunir Mendonça e professores da educação infantil promovem a “Tarde Cultural”, que acontece das 13h30 até as 17 horas. Na ocasião haverá um show musical com a dupla Tangará e Zé Viola, atividades recreativas do Projeto Gibimania da UCDB em parceria com a Biblioteca Estadual Dr. “Isaias Paim” e exposição de trabalhos realizados pelos alunos sob a temática educação patrimonial “Educar para Proteger - na Rota do Trem do Pantanal” no decorrer dos meses de agosto e setembro. Ainda no evento, a escola apresenta para os pais dos alunos e para a comunidade em geral os diversos modelos de trens, confeccionados em sala de aula, resultado da Oficina Didática, oferecida pela FCMS, ministrada pela professora Sônia Regina Ponciano.

“O trabalho de Educação Patrimonial é imprescindível para a adequada proteção do patrimônio cultural das pequenas comunidades, por meio de projetos escolares de preservação, dividindo assim as responsabilidades e perpetuando nossa memória e o sentimento de pertença local”, concluiu professora Maria Christina Félix, coordenadora do projeto de educação patrimonial da FCMS. Mais informações na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, nos telefones 3316-9164 ou 3316-9165.

 

(JG) - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS