Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019, 16:32 - A | A

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019, 16h:32 - A | A

Teatro

Festival de artes estimulam reflexão sobre problemas rotineiros

Como comédia, aventura e uma pitada de drama

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/PCG

Festival de artes estimulam reflexão sobre problemas rotineiros

O Festival também busca fomentar, divulgar e promover o desenvolvimento das artes cênicas na Capital

Nesta quarta-feira (23) na primeira edição do Festival Ribalta de Artes Cênicas, que acontece dentro do evento “Mais Cultura”, 160 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) apresentaram algumas temáticas como comédia, aventura e drama, passando por questões que estimulam a reflexão sobre problemas rotineiros, como o trânsito. Promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  

 

Com o objetivo de oferecer à comunidade escolar e ao público a oportunidade de conhecer o trabalho que os professores de artes da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da Reme realizam em unidades escolares. Ao todo, nove escolas municipais que integram o projeto farão 13 apresentações.

 

Presente na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que prestigiou as apresentações ao lado da secretária-adjunta, Soraia Campos, destacou que a gestão, desde 2017, trabalha para organizar e criar ações diferenciadas que estimulem o estudo e o conhecimento dos alunos. De acordo com a titular da Semed, estas atividades têm contribuído com o desempenho dos alunos, que estão se destacando em eventos nacionais.

 

A diretora da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, Alba Cristina Camargo, que apresentou o espetáculo “A Trupe do Maluquinho”, pontuou que as aulas de técnicas circenses que os alunos da unidade participam são uma das principais motivações ao estudo. “O planejamento das aulas é feito de forma que as crianças possam desenvolver habilidades sociais, cognitivas e de memória. Além disso, a família fica mais presente na escola”, ressaltou.

 

Segundo assessoria o Festival também busca fomentar, divulgar e promover o desenvolvimento das artes cênicas na Capital, e contribuir para a formação de plateia apreciadora das artes. Tem por finalidade ampliar o conhecimento artístico dos alunos, destacando o caráter educativo, artístico e cultural, sem a pretensão de promover a competição entre os estudantes.

 

As apresentações variam tanto de obras de autoria, textos originais ou adaptados, de acordo com os projetos de espetáculos propostos pelos diretores artísticos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS