A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), promove nesta sexta-feira (18), a partir das 13h30, a oficina de educação patrimonial do projeto “Educar para proteger - Na rota do Trem do Pantanal”, no Ceinf – Indubrasil (Centro de Educação Infantil).
A proposta da oficina, promovida pela gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, é trabalhar a educação patrimonial com escolas, com as crianças da educação infantil ao ensino médio, e o Trem do Pantanal será o mecanismo de desenvolvimento local para formar multiplicadores, por intermédio de propostas educativas, que tenham o patrimônio como foco de trabalho.
Além dos fundamentos teóricos da educação patrimonial, os alunos vivenciarão aulas práticas com os professores, facilitando a inserção no processo ensino-aprendizagem, a conscientização do valor do patrimônio histórico-cultural, e de uma nova atitude frente aos valores simbólicos de Mato Grosso do Sul. O foco é a história da ferrovia, o Trem do Pantanal até o ano de 1996, e o seu retorno nesta vertente turístico-cultural.
Para divulgar as ações implementadas pela comunidade escolar para a preservação do patrimônio histórico-cultural, a diretora Eunir Mendonça e professores da educação infantil promovem a “Tarde Cultural”, que acontece das 13h30 até as 17 horas.
Na ocasião haverá um show musical com a dupla Tangará e Zé Viola, atividades recreativas do Projeto Gibimania da UCDB em parceria com a Biblioteca Estadual Dr. “Isaias Paim” e exposição de trabalhos realizados pelos alunos sob a temática educação patrimonial “Educar para Proteger - na Rota do Trem do Pantanal” no decorrer dos meses de agosto e setembro.
Ainda no evento, a escola apresenta para os pais dos alunos e para a comunidade em geral os diversos modelos de trens, confeccionados em sala de aula, resultado da Oficina Didática, oferecida pela FCMS, ministrada pela professora Sônia Regina Ponciano.
Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)